Nas fronteiras da UE: Emigrantes ou Refugiados?

 


                                       Nas fronteiras da UE: Emigrantes ou Refugiados?

Desde 2015,  que na comunicação social a classificação de “emigrantes” económicos e ilegais, substituiu progressivamente o conceito de” refugiados” políticos, aplicada ao conjunto de centenas de milhar de homens, mulheres e crianças, que da África, da Ásia e do Médio Oriente, abandonaram os seus países e peregrinaram por mar e por terra para a mítica Europa.

A SITUAÇÃO DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA DE PORTUGAL

 

Conferência, sessão de encerramento. AdSQueirós 

A SITUAÇÃO DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA DE PORTUGAL

E a sua missão social, na educação e na nova economia

Em finais de 2019 a direção da MC2P,  dando continuidade ao ciclo de reuniões alargadas dos seus órgãos sociais, debateu a situação dos museus e centros de ciência de Portugal.

Os participantes constataram a persistência de graves problemas, quer ao nível da tutela institucional e dos quadros de pessoal, quer ao nível da missão dos museus e centros de ciência, concluindo:

O exercício da tutela dos museus e dos museus e centros de ciência, em particular, pressupõe que as administrações reconheçam plenamente a  sua função social, como estruturas orgânicas do Ensino e da Educação Não-Formal.

Mas também como estruturas orgânicas do Turismo Cultural, o paradigma turístico em ascensão e já hegemónico.

In E-Book METANARRATIVA. O alargamento dos campos da estética e dos objetos de arte. A transformação da arte de objetos numa arte de experiências

      O Vermelho e o Negro e outras medalhas, moedas, objetos e instalações de José Teixeira in 
Capítulo do livro sobre a obra do escultor e professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa,
 José Teixeira

The enlargement  of the fields of aesthetics and art objects. The transformation of the art of objects into an art of experience -  The Red and the Black and other  medals, coins, objects, and installations of José Teixeira. 

Bilingue: Pages 172 to 185

See above.

A República Popular da China, que desconhecemos


Se, a República Popular da China_ RPCh, representa uma nova experiência histórica da democracia e do socialismo, o quadro conceptual ocidental da hermenêutica política não é o adequado para compreender a Nova China.

A China, no caminho da ecocivilização


(Clique em baixo para ver o artigo) 

Artigo publicado na rádio nacional da China, edição internacional e digital_ CRI


Autárquicas: A síndrome da avestruz


O abandono do Mundo Rural e da Regionalização

Francisco Caldeira Cabral, o pai da arquitetura paisagista em Portugal, escreveu há quase sessenta anos, na altura em que foi eleito presidente da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas, estas palavras proféticas:

É tempo de afirmar que se a cidade é indispensável à organização da sociedade e ao progresso da humanidade, se a indústria muito tem contribuído para facilitar a vida e lhe dar conforto, é da paisagem rural que depende a sobrevivência da humanidade, porque é ela com o mar, a única fonte de alimentos, a única fonte de água potável, e o último suporte de atividade biológica autónoma e equilibrada, indispensável à continuação da vida na terra. Por isso a atividade da Sociedade Rural é a única que continua a ser obrigatória, sendo todas as outras facultativas, quer a sociedade urbana-industrial se aperceba ou não desse facto