No centenário do Partido Comunista da China. O caminho da China para uma Nova Era e o papel da Nova Rota da Seda

 


Aceda à revista clicando na imagem
 PDF Copie aqui o texto integral

Publicado 2021-10-14
Secção
Artigos

On the centenary of the Communist Party of China. China’s path to a New Age and the role of the New Silk Road

Palavras-chave: Declaração Universal dos Direitos do Homem: Princípios e Artigos, P. C. Chang, J. P. Humphrey, Rota da Seda para a Paz, Socialismo Ecológico, Ecocivilização

Resumo

Este artigo discute o papel histórico da República Popular da China, à luz do percurso centenário do seu Partido Comunista. No centro da investigação está a questão da Declaração Universal dos Direitos do Homem, e o confronto político e ideológico que ela suscita entre os EUA e a China, o seu contexto histórico e conteúdo político, mal conhecidos e obliterados. Procurámos estabelecer um quadro conceptual, com critérios científicos e não de propaganda, que se adeque à natureza singular do regime político da China e da sua proposta de Nova Rota da Seda.

A nossa investigação concluiu que o socialismo com caraterísticas chinesas é um regime diferente do socialismo da antiga URSS e igualmente distinto dos regimes de democracia liberal onde predomina o capitalismo de estado, tal como não pode ser identificado com as autocracias orientais. Emerge como resultado de um processo histórico original e ganha um peso político internacional que contribuiu, com o ciclo agravado de crises financeiras das democracias liberais, para abrir um novo período da globalização.

Sem comentários:

Enviar um comentário