O Senado americano, no âmbito do
National Debate Topic High Schools, 2016-2017, analisou milhares de estudos e
relatórios sobre a China, compilados pela Congressional Research Service
Libraire of Congress, e ouviu dezenas de especialistas do seu país, concluindo
que “ Gouvernment Should Substantially Increase Economic and/or Diplomatic
Engagement with PRCh.”. Orientação estratégica que pode ser fundamentada na
síntese da professora Chunjuan Nancy Wei. University of Bridgeport,
Connecticut“ A reforma bem-sucedida da China produziu um sistema que não é
soviético, nem anglo-americano, nem o estado de desenvolvimento da Ásia
Oriental. Possui elementos de todos os três”.
Se, a República Popular da China_
RPCh, representa uma nova experiência histórica da democracia e do socialismo,
o quadro conceptual ocidental da hermenêutica política não é o adequado para
compreender a Nova China.
Os intelectuais e líderes deste
país, têm vindo a elaborar tais conceitos: escolhemos um, para o aplicar à
atual situação da Evergrande: “O socialismo de mercado”
O socialismo de
mercado e a crise da Evergrande
A crítica à cultura da corte feudal e à guerra, constitui uma das heranças vivas da
Filosofia Taoista chinesa, expressa nos princípios que “O homem violento terá
morte violenta” e que “Não há maior infelicidade do que a ambição”, e traduzida
nos atuais cinco princípios da coexistência pacífica
Mas também nos outros princípios,
como o de agir com o mínimo de interferência, mas com vontade firme e sentido
moral, aplicadas hoje às relações de
“governance” entre o estado socialista e o mercado, em síntese: O governo
pretende que o mercado decida, mas não lhe concede todo o poder. O governo
assegurará a estabilidade da macroeconomia. Continuará a prestar os serviços
públicos. Defenderá a justa competência
no mercado. Procederá à supervisão do
mercado. Manterá um mercado ordenado. Promoverá o desenvolvimento sustentável. Intervirá
quando o mercado falhar.
“A Economia chinesa entrou num
novo estado de Normal_ mudando a
sua engrenagem da alta velocidade
de crescimento para a velocidade média-alta... Passando do investimento em
fatores de produção para o impulso da inovação”, avisava o presidente Xi em 2015.
O crescimento da China abaixo de dois dígitos, deveria então ser interpretado à
luz desta mudança.
Na altura da crise do subprime,
prestigiados jornais como o The Economist, face ao crescimento exponencial do
setor imobiliário na China e à inexperiência de uma grande massa de novos
empresários no setor, previam que uma bolha gigantes iria abalar a economia
chinesa, comparando a situação do mercado imobiliário da China e dos EUA.
Mas o desenvolvimento do mercado
chinês teve origem na deslocação para as cidades de centenas de milhões de
trabalhadores das áreas rurais, que, numa primeira fase, ultrapassavam
largamente a oferta privada e pública disponíveis, alojando-se em condições
precárias. O governo chinês, através do acesso facilitado ao crédito bancário dos
empreendedores privados e da política nacional de habitação social _ a China
dispõe de um sistema de segurança social universal que inclui, além dos
direitos comuns às democracias liberais, o direito à habitação, financiado em
conjunto por uma taxa de desconto na folha de salário e por uma contribuição
integrada na TSU patronal, conseguiu progressivamente equilibrar o mercado e a
oferta passou a superar a procura.
O investimento imobiliário na
China cresceu 10,9 %durante o período de janeiro a agosto de 2021, em
comparação com 12,7 % o ano passado, como resultado das medidas do governo
Chinês para combater a especulação, nomeadamente
A receita da Evergrande China
caiu 16,5% para 222,69 bilhões de yuans (34,45 biliões de dólares) no primeiro
semestre, com uma queda de 28,87% no lucro líquido que totalizou 10,5 bilhões
de yuans durante o mesmo período.
Como a China olha
para a sua História Moderna
Em todos os períodos da história
contemporânea o PCCh teve de elaborar uma filosofia política original, que não
cabia nos tratados tradicionais da democracia liberal ou do socialismo.
No processo histórico que
conduziu à proclamação da República Popular da China, em 1 de outubro de 1949, destaca cinco
momentos históricos:
Primeiro_ A criação da Frente
Única contra a agressão japonesa, que foi crucial para a derrota estratégica do
Japão e do nazi-fascismo na II Guerra Mundial, e permitiu, aos povos de todo o
mundo, escolher o seu próprio modelo de democracia, liberal ou socialista,
fundando na China a Nova Democracia, cuja constituição provisória foi aprovada na
Conferência Consultiva Política do Povo Chinês concluída em 29 de setembro de
1949, reunindo o PCCh, os 8 partidos democráticos e delegados sem partido.
Segundo_ Durante o período da
Guerra Fria, a definição de uma alternativa de paz e cooperação global, que
assentou, primeiro, nos cinco princípios da coexistência pacífica e se
desenvolveu no período da globalização financeira, com a proposta da nova Rota
da Seda para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável.
Terceiro_ O desenvolvimento da
teoria e da prática do socialismo, de novo em alternativa ao pensamento único e
dogmático, proveniente da esquerda socialista e da direita liberal, que
prescreviam a imposição do seu modelo social único e o fim da história.
Na perspetiva da filosofia
política da RPCh, o “Socialismo com Características Chinesas” traz em si
próprio uma dupla mensagem de liberdade e progresso: _ Primeira, cada nação
deve poder escolher o seu próprio caminho para a democracia e o socialismo, mas
esse caminho não é o da procura da hegemonia, que conduziu e hoje continua a
levar as potências modernas para a guerra e o mundo para a crise ambiental. _
Segunda_ O “Socialismo com Características Chinesas é um Socialismo Ecológico
e, sobre esta base, o maior contributo da grande nação chinesa para o futuro
comum da humanidade, que abre o caminho a uma nova ecocivilização.
No 18º Congresso (2012), ocorreu
um fato histórico na evolução doutrinária dos partidos comunistas, que, a
ocidente, permanece praticamente desconhecido: os estatutos e programa do PCCh
foram renovados para acolher, ao lado das contribuições dos ideólogos
socialistas, os princípios da filosofia e da ética ambientais, sob proposta do
novo líder Xi Jinping:
Quarto_ A erradicação da pobreza
em 2020 (850 milhões desde a fundação), realizando o sonho mais antigo de todas
as comunidades humanas, que a história já conheceu.
Quinto _ A China, face ao emergir
da pandemia do COVID 19, assumiu perante o mundo a responsabilidade de proteger
a vida dos seus cidadãos e da humanidade, ao custo de gigantescas perdas
económicas e do esforço nacional do seu povo, sob orientação do governo e da
Organização Mundial de Saúde.
“Why starting a trade war with China is a bad
idea?” (New York Times)
A nova crise de sobreprodução económica
e financeira já lavrava antes da crise do COVID e, desta vez, tendo a Alemanha
como epicentro. O PIB alemão caiu para a
estagnação e valores negativos ao longo
dos trimestres de 2019. A crise nos EUA aproximava-se. Agravadas pela saída dos
capitais da economia real, das empresas e mesmo dos bancos, para poderosos
Fundos Financeiros não escrutináveis, para o comércio de obscuros “produtos
derivados” e títulos de Dívida Soberana ,
que não criam nem mercado, nem postos de trabalho, nem inovação, nem
impostos significativos…
O protecionismo americano
dirigido contra a economia da China, provocou colateralmente a contração do
comércio mundial e graves danos na economia da União Europeia, que tem na China
o seu principal mercado. O PIB europeu depende em grande medida das exportações e o da Alemanha em 38,71%.
Segundo a
avaliação conjunta do FMI e do BM, desde 2011 que a China ultrapassou os
EUA em poder de compra comparado_ PPP.
enquanto, sem o contributo do PIB da China, o mundo já teria entrado em
recessão em 2016. Não é uma boa ideia alinhar forças para a guerra económica
contra a RPCh.
The article, around the world
.....nos países árabes:
https://menafn.com/1102957443/
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