Geomonumentos


Datado de 1993 e produzido no contexto da exposição "Dinossáurios regressam em Lisboa", promovida pelo Museu Nacional de História Natural_MNHN, este filme foi concebido como um recurso científico e pedagógico, de preparação e extensão das visitas escolares ao museu e deste à sala de aula. mas também para promover a literacia científica em todos os segmentos de público.

A exposição, que durou 11 semanas, atraiu um público recorde de 350.000 visitantes, de todas as idades e condições sociais, demonstrando que o espetáculo da ciência podia competir com qualquer outra atividade lúdica e de lazer turístico, trazendo consigo as mais-valias da educação e da cultura científicas, e da economia do património.

O filme foi produzido pelo Centro de Formação de Professores de Conimbriga-Cefop.Conimbriga, no âmbito da parceria com o MNHN e o seu guião, tem como mediador o Professor Galopim de Carvalho, que ilustra e documenta não apenas o mundo dos dinossáurios, mas também o potencial das suas jazidas fósseis em Portugal, abrindo caminho à sua classificação como Monumentos Naturais.
De entre eles se destacava a jazida de pegadas situada em Carenque_ Sintra, cuja importância científica e potencial para o desenvolvimento do turismo ambiental e da literacia científica (trata-se de uma raríssima pista datada do período do Cretácico, sem paralelo na Europa) , seriam então reconhecidos pelo governo, através da construção de dois túneis na CREL que a permitiram preservar.
Um investimento estruturante e estratégico de 11 milhões de euros, que o projeto de musealização (estimado em 4 milhões de euros), imediatamente apresentado, iria largamente recuperar e multiplicar nas suas externalidades sobre as Cadeias de Valor do Turismo e da educação. Mas nem o Instituto de Conservação da Natureza, nem os governos, nem os autarcas, nem o proprietário, estiveram à altura desta janela de oportunidade e das suas responsabilidades políticas e cívicas, com vista a colocar o nosso país na vanguarda do Turismo Ambiental e da educação científica. Do abandono à incúria foi um passo, arrastado ao longo de anos e anos...

Mas o Professor Galopim de Carvalho nunca desistiu. O seu grito de alerta, faz-se de novo ouvir. É urgente uma intervenção imediata de limpeza e consolidação e, provavelmente, de restauro. É possível dar o primeiro passo para a sua musealização e acesso do público. A equipa técnica que apoia a iniciativa do professor, estima o seu custo em 200.000 euros.
De entre a lista dos monumentos visualizados estão jazidas que se perderam e outras que foram valorizadas, como a Pedreira do Avelino _Sesimbra.

O dilema não está entre usar os recursos disponíveis para enfrentar a crise económica e de saúde, mas enfrentar essa dupla crise com uma iniciativa criadora de mais valias económicas, emprego e mais educação e literacia científica, para ajudar a construir uma sociedade resiliente e sustentável, que nos conduza para outro paradigma de civilização: a ecocivilização.

Os créditos do filme estão, como é norma, no final da sua apresentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário