A Ética Ambiental e a Moral no século XXI. Environmental Ethics and Moral in XXI century


 
António dos Santos  Queirós



Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Alameda da Universidade

1600-214 Lisboa   Portugal


Abstract

This paper discuss the concepts of modern Ethics and Moral, putting in question the dominant perspective that set the morale in the order of the rules and social conventions and leave the ethics on the field of personal experience. They follow a research line trying to discover the complex and dialectical connection between ethics and moral.

This paper analyses the contribution of the environmental philosophy from the twentieth century Philosophy transformation and the historical contribution from the Portuguese philosophy, from Bento (Baruch) de Espinosa (born in a Jew Portuguese family); Antero de Quental, Portuguese philosopher from XIX century, that built their Philosophy of Nature in a critical perspective of the thinking of Ernest Haëckel; and Jorge de Sena philosophical poet and writer from the XX century.

Their analytic perspective is that the fundamental pushes of environmental philosophy thinking, are the ethical issue and the moral problems.

Contrasting with the history of philosophy, that the core problems are the human condition, the environmental philosophy drive their thoughts to the “raison d ' être” of the world and their phenomenology, without becoming a philosophy against the man, because the nature of the Human being, the nature of all entities and beings from the universe, coming from the same "star dust".

Modern "Environmental Reason" was born, with a new categorical imperative to the men’s action, beyond the Kantian principle conforming individual acts with a universal law, configuring the human conduct within the limits that safeguard the continuity of life and its diversity, a new ethical framework built by Environmental Philosophy.

Our critical essay postulates three fundamental theses:

1. The environmental philosophy builds a new ontology shaped by the critique of anthropocentrism…2. But, only their articulation with a new epistemology, founded in the critique of ethnocentrism, could lead to a new ethics universal theory. 3. However, those applied ethics, needs a new global political ethics elaborate on the critique against political alienation.

Keywords: Environment, moral, ethics, alienation

Ética e Moral

A distinção wittgensteiniana entre a ética e a moral é comum à generalidade das reflexões filosóficas contemporâneas, situando a moral na ordem das normas e convenções sociais e remetendo a ética para o plano da vivência pessoal.

Ora se a ética emerge da subjetividade e da diversidade dos sujeitos individuais, como muito bem observa Cristina Berckert, não tem valor universal.[1]

Mas porque não questionar este princípio e, simultaneamente, no plano da moral e também no da ética, a sua natureza comum de produto social, por mais singular, autónomo e original que pareça o pensamento filosófico que o suporta, sem menorizar o discurso próprio da filosofia? Porquê opor de forma irredutível subjetividade e valor universal? Pergunta-se: A existência de valores morais universais pode ou não ser reconhecida pela subjetividade de cada um e de todos os seres humanos, como  o tem vindo a ser o direito internacional, dando origem a um novo paradigma ético, a diversas éticas práticas e novas convenções morais subordinadas a uma bioética global?

A problematização desta aporia conduz-nos a revisitar a história da filosofia, não numa lógica cronológica mas dilemática.

O compromisso “de sabedoria prática” de Ricoeur constitui-se como uma possibilidade real não apenas porque emana de dois modelos de ação – o teológico aristotélico e o deontológico kantiano – apenas formalmente separados, mas porque esses modelos partilham uma cultura e uma sociedade comuns. E não se trata de substituir a reflexão filosófica pela análise sociológica ou pela antropologia cultural. Situamo-nos no discurso filosófico,  identitário da filosofia e, portanto, distinto do discorrer literário ou da análise conceptual ou psicológica. Mas, dizemos nós, tal não significa que o discurso filosófico não possa coexistir ou atravessar outros discursos, como o das artes e da política, e por aqui chegaremos à filosofia política.

Na teleologia aristotélica, a simbiose entre os planos ontológico, antropológico e ético resulta da própria natureza humana, que possui em si mesmo a razão virtuosa para agir prudentemente pelo bem e atingir a felicidade (eudaimonia). A virtude suprema é a sabedoria (sóphos) que conduz à contemplação. A prudência eleva o homem à condição de governante da cidade e confere-lhe superioridade moral, porque reune em si a dimensão ética e política; mas a contemplação já é da esfera do divino. O Homem aristotélico não é apenas uma abstração filosófica, mas também um cidadão; o seu pensamento constrói uma ponte entre estas duas dimensões, a filosofia da existência e a filosofia política.

Quando a filosofia de Descartes anuncia a sua visão da modernidade do pensamento Humano, o emergir de um sujeito autónomo que pensa e age usando a razão, a cisão entre o ser humano e a natureza não se torna inevitável, antes resulta da escolha dilemática do (s) filósofo (s).

Se o caminho fica aberto para estudar a natureza como objeto da ciência, para descobrir as leis mecânicas inscritas por Deus no cosmos, o elevar do homem acima da natureza, para que reine sobre os seres e as coisas por atribuição do Criador, é do domínio da religião e da política mercantil, e da subordinação da filosofia aos seus dogmas e interesses. Surge nos alvores do mercantilismo, como uma necessidade social.[2]

O vazio moral, que a filosofia cartesiana não preenche, não é consequência inevitável do abandono da conceção divina da unidade ontológica, antropológica e ética da natureza humana; mesmo na filosofia clássica ocidental, ao lado do pensamento aristotélico, outras conceções da moral emergiram despojadas de fundamento religioso, mas sem nunca se tornarem dominantes. Tal foi o caso da Epicuro, de cuja obra conhecemos apenas alguns fragmentos, que é singularmente moderna no seu apelo ao altruismo na relação com o outro e face à propriedade dos bens materiais, no assumir da igualdade de género nos jardins da filosofia e do reconhecimento do sentido da vida através da libertação da heurística do medo… da morte.

Ou, a oriente, a moral confucionista e a moral taoísta na China. [3]A doutrina fundada por Confúcio preconizava a aplicação dos códigos éticos e rituais para orientar a comunidade na sua conduta e fazer com que os seus membros se amassem e respeitassem uns aos outros, e para restaurar a ordem da sociedade e da família, baseadas num sólido sistema hierárquico. Neste sistema moral, Jen (Compaixão ) e Yi (Deveres morais), prevalecem sobre o Li (interesse/benefício).

O Taoismo filosófico, a  escola filosófica baseada nos textos Dao De Jing (道德 ) atribuídos a Lao Zi e Zhuangzi (庄子) , e o seu tian-dao ou "caminho da natureza", preferem ao normativo da regra uma espécie de autodisciplina espiritual que enfatiza a autonomia do ser consciente  e a sua  unidade  com a natureza universal e  conduz o Homem a agir de acordo os Três Tesouros morais: compaixão, moderação e humildade.

De regresso ao advento da idade moderna, o pensamento de Bento de Espinosa supera aquela dicotomia, entre a subjetividade e a natureza, sem quebrar a sua unidade; o conceito de extensão das categorias de Deus Substância e Deus Natureza, unifica o ser e o dever, sem colocar o Homem acima da natureza e sob o seu domínio. Tão pouco lhe nega a autonomia da razão que Kant elevaria a um grau superior; ao contrário, é essa potência libertadora da racionalidade e da autonomia humanas, na unidade da Substáncia-Natureza, que não lhe consente nenhum estatuto de privilégio.  E se esta visão singular da condição humana provocou o ódio sectário e irracional da inquisição judaica, transportou o pensamento de Espinosa para a nossa própria modernidade, isto é, para situar o Homem fora da esfera antropocêntrica, em que o colocaram a maioria das escolas filosóficas ocidentais e médio-orientais e as suas maiores religiões, a cristã, a judaica e a muçulmana.

Escrevemos anteriormente:

“Desde a publicação das páginas da Ética de Espinosa, que na filosofia se justapõem duas conceções do mundo: o Universo da Imaginação, dominado pela conceção antropomórfica de Deus, na continuidade da representação aristotélica-escolástica do mundo e o universo da razão, que, naquele filósofo, é a manifestação de um outro conceito de Deus, substância única ou Natureza naturante e também a razão inteligível, da natureza naturada.”

“O Deus de Espinosa, isto é, a Substância ou Natureza não é o Ser omnisciente, omnipotente, criador e transcendente ao mundo, todo misericordioso, Senhor dos Céus e dos Infernos e Supremo Justiceiro do Juízo Final.

A sua conceção do mundo, não se fundamenta nas crenças ou nos dogmas das igrejas e do seu ideário de Revelação. O sentido da vida é imanente à própria natureza humana e o destino do homem consiste em adequar o seu pensamento e ação à ordem universal que é imanente ao mundo. A existência ontológica dos seres e a fenomenalidade do universo são os modos de manifestação de um ser único ontologicamente infinito, mas com uma infinidade de atributos, dos quais nós, seres humanos, apreendemos essencialmente dois: o Pensamento, ou razão da inteligibilidade das coisas e a Extensão ou realidade material, isto é, a natureza naturada.

Esta ontologia e esta epistemologia, este panteísmo de razão que não de representação da Natureza, que configuram a sua conceção do universo, tornam-se inseparáveis da eticidade da Vida  e custaram a Espinosa a excomunhão e o epíteto  inquisitorial de “vómito do inferno”. “O inferno são os outros”, escreveu no século XX Sartre. O “Inferno somos nós próprios”, respondeu Lévi-Srauss. :”…o elo entre o animal e o homem verdadeiramente humano somos nós”, deixou escrito Konrad Lorenz. E uma comum interrogação filosófica: Como proceder para viver serenamente até ao fim, e, provavelmente, ser feliz? Espinosa respondeu desde há mais de três séculos: “deve ser tido por inútil o que não concorra para a suprema perfeição humana.” [4]

Podemos hoje concluir que uma das vias alternativas de evolução da filosofia e da ética, que vem de Epicuro e do oriente, e que Bento de Espinosa preconizou, não prevaleceu no debate filosófico das academias, mas esteve sempre presente.  

Convirá aqui abordar o problema da “causa das coisas” e a sua relação com o “ser”.  O pré-conceito que concede à filosofia o domínio de se questionar sobre “o que significa ser” e atribui à ciência o domínio do estudo das “causas” fenomenológicas, pode reconduzir-nos ao velho mecanicismo e a uma espécie de nova escolástica. Onde aquela conceção, assim pré-determinada, encontra sobretudo oposição, não pode existir uma relação dialética? Tal como Antero de Quental, a propósito da génese do pensamento moderno, pensamos que “… a elaboração especulativa (filosófica) de perto de três séculos, acabou por se manifestar no campo das ciências." [5]

A elaboração do conceito moderno de Natureza. A polémica de  Antero com Haëckel.[6]

A Filosofia, a "especulação metafísica", na ótica de Antero, era devedora dos formidáveis progressos das "ciências da natureza" e das "ciências da organização"(social), com a fundação de novas áreas disciplinares e novos ramos científicos, e o nosso filósofo, com humildade, assumia a capacidade limitada, sua, mas igualmente de qualquer outro sábio ou intelectual, para, doravante, abarcar uma tão grande vastidão de conhecimentos. Ao mesmo tempo, afirmava Antero que a nova filosofia devia penetrar, passo a passo, a consciência dos seus concidadãos e da humanidade. Há uma passagem chave das Tendências, onde este novo paradigma surge em tese:

 "A síntese do pensamento moderno, preparada pelos filósofos, tem de ser a obra coletiva da humanidade culta. Só assim terá o carácter dum fenómeno histórico e dum grande facto humano." 

Daqui inferimos, que, tal como Antero afirmava a necessidade de uma nova música e uma nova poética, por se ter esgotado o romantismo mas também em função dos contributos da crítica e da renovação geracional onde se integrou como participante ativo, do mesmo modo, postula a inevitabilidade do emergir de uma outra Filosofia, cujos fundamentos se vão anunciando nos Sonetos e já nas Odes Modernas,  para depois, encerrado o ciclo da poesia, tomar forma e substância nos ensaios.

Abordámos anteriormente o lugar da Ciência no pensamento filosófico de Antero, precisemos agora a sua particular visão da Natureza. No decurso da crítica ao texto de Artur Viana de Lima, que se reclama de Lamarck, Darwin e  Haëckel. apresentado na obra Exposé Sommaire des Theories Transformistes, escreve o filósofo:

"O horror pueril à metafísica e a pretensão quimérica de fundar uma filosofia da natureza positiva e exclusivamente arquitetada no terreno da ciência levou Haeckel (e muitos outros atrás dele ou com ele) a desconhecerem a importância capital da ideia de finalidade e a minarem aquilo que justamente lhes deveria servir de primeiro fundamento para o edifício que levantavam".

Antero exemplifica com o alcance científico da teoria da evolução, que considera válida apenas para os domínios "onde o elemento histórico representa um papel proeminente", como são as ciências sociais, biológicas e a astronomia, mas dele exclui a física e a química. Na sua conceção global da natureza reserva para a ciência o papel de chave de compreensão da fenomenologia mas afirma igualmente que…

"…não inclui em si a totalidade dos elementos racionais de compreensão do universo". 

Sendo a finalidade "imanente à matéria" é ela que constitui a explicação da causa da espontaneidade do movimento.

"Assim, uma filosofia da natureza, tal como a concebo, uma filosofia da natureza à altura não só do grande século das ciências naturais, mas do grande século de Kant e Hegel, não tem que rejeitar o determinismo universal e a evolução como a forma mecânica desse determinismo. Mas não deve ficar aí. Determinismo e evolução são apenas o ponto de partida, a fórmula universal da fenomenalidade, que a generalização científica lhe fornece e que ela, a filosofia, terá de analisar e interpretar à luz das ideias. Só assim terá satisfeito não só a razão especulativa, mas as exigências não menos imperiosas da consciência humana."

Caberá à razão humana preencher o vazio em que a visão científica, por si só, deixaria ficar no universo. Porque a consciência humana se expressa em todo o processo de desenvolvimento da sociedade e dos factos morais (a sociedade de Direito e a santidade individual), e estes constituem…

"…o ponto mais alto da série evolutiva das cousas. Os factos da consciência humana são pois não só factos positivos, mas os factos positivos culminantes".

Uma das ideias originais de Antero, acerca da visão moderna da natureza, é aquela onde o filósofo considera, ao contrário da opinião generalizada, que a teoria geral da evolução não surge como uma descoberta das ciências naturais do seu século, mas, pelo contrário como resultado da especulação filosófica que é produto…

"…da elaboração especulativa de perto de três séculos, acabou por se manifestar no campo das ciências."

Prossegue Antero:

"Esta ideia não saiu das ciências naturais, mas penetrou nelas pela influência (obscura, é certo, e indireta, mas muito real) das noções de metafísica lentamente elaboradas, a partir da Renascença, dentro da ideia fundamental de natureza. A maneira dinâmica, autonómica, realista, de conceber a natureza é o que mais radicalmente distingue o pensamento moderno do antigo…A natureza para o pensamento antigo…Aristóteles, era concebida como abstrata, inerte, passiva; longe de parecer concreta e espontânea, era considerada apenas como um reflexo, ato ou emanação de um ser ou seres transcendentes e perfeitos (as ideias de Platão, a inteligência de Anaxágoras, o motor imóvel e as formas substanciais de Aristóteles) exteriores a ela e só verdadeiramente autónomos…A partir dos últimos tempos da Idade Média, com a dissolução das filosofia escolástica e as revoluções de toda a espécie, intelectuais, sociais, religiosas, que anunciam a aurora dos tempos modernos, dá-se nas regiões mais profundas da inteligência humana uma fermentação extraordinária, que se exprime, ainda com pouca consciência do seu próprio alcance, nas criações da astronomia e da física moderna (Copérnico, Kepler, Galileu, Torricelli) e nas reformas filosóficas de Bacon e Descartes, que se avigora com Leibniz e Spinosa e com os primeiros trabalhos de fisiologia, botânica e ciências sociais (Gesner, Harvey, Malpighi, Boerhaave, Hobbes, Grocio, Vico, Lessing, etc.) para acabar, plenamente consciente no século XIX, por se afirmar, não já nesta ou naquela ordem de fenómenos, mas em todas as esferas da atividade humana…O naturalismo é para os tempos modernos o que foi o racionalismo para a Antiguidade. A doutrina da evolução é apenas uma das suas determinações, a mais recente…"  (sublinhados nossos)

E conclui:

"O Universo não é criado pela especulação: é anterior a ela, e é a experiência que lho fornece; mas fornece-lho como um símbolo obscuro que ela, a especulação, tem de interpretar à luz das noções de consciência. Assim como só a consciência explica a sensação, ponto de partida da Ciência, assim também só o espiritualismo, que parte da consciência, pode explicar a conceção mecânica do Universo, último resultado da elaboração científica."  

Ao encarar cada ser da natureza na sua autonomia e diversidade (e na sua causalidade interna, não apenas na sua reação mecânica a forças exteriores, como a pedra que cai, a molécula que se une a outra, a água que vaporiza), o pensamento de Antero abre o caminho não só para ultrapassar a visão de uma natureza passiva e estática, mas também para a afirmação da espontânea liberdade que procura a realização do seu próprio fim. O homem, ao situar-se no grau mais alto dessa espontaneidade, pelo atributo consciente da vontade, encaminha-se para a plenitude da liberdade.

Existe na cosmovisão de Antero uma marcha ascendente da matéria e da vida material para a espiritualidade que é um devir inexorável. O surgimento da natureza humana consubstancia esse caminhar inelutável e concede ao ser humano uma nobre missão.

Antero proclama:

“A alma! sim: é dela que precisa toda a literatura que, em vez dos aplausos que passam e dos interesses que rebaixam, tivesse por única e nobilíssima ambição levantar, melhorar os espíritos abatidos, ir adiante mostrando os caminhos encobertos do bem, responder às necessidades morais do tempo, dar um alimento sadio e forte à ânsia, à fome e sede de saber e de sentir, ser enfim nacional e popular no grande e belo sentido da palavra.” 

 Num único soneto, Antero transmitiu-nos a síntese do seu pensamento sobre a Filosofia da Natureza, encarada como um todo físico e espiritual, na sua marcha para a Liberdade, supremo Bem. Aqui o reproduzimos, na íntegra.

“ EVOLUÇÃO

              A Santos Valente

Fui rocha, em tempo, e fui, no mundo antigo,

Tronco ou ramo na incógnita floresta...

Onde, espumei, quebrando-me na aresta

Do granito, antiquíssimo inimigo...

 

Rugi, fera talvez, buscando abrigo

Na caverna que ensombra urze e giesta;

Ou, monstro primitivo, ergui a testa

No limoso paul, glauco pascigo...

Hoje sou homem _ e na sombra enorme

Vejo a meus pés, a escada multiforme,

Que desce, em espirais, na imensidade...

Interrogo o infinito e às vezes choro...

Mas, estendendo as mãos no vácuo, adoro

E aspiro unicamente à liberdade.”

Mas o que significa o conceito do supremo Bem da Humanidade, no dealbar do século XX?

Em Antero o lugar do homem, da consciência humana, no topo da natureza real, não significa, ao contrário da metafísica judaico-cristã divinizada, que ele é o senhor de todos os seres e de todas as coisas. Ao contrário, o direito...

“...é já aspiração inconsciente do animal: mas só às sociedades humanas preside efetivamente o direito.” 

O valor intrínseco da natureza afirma-se,  então, no soneto Diálogo:

"A cruz dizia à terra onde assentava,

Ao vale obscuro, ao monte áspero e mudo:

_ Que és tu, abismo e jaula, aonde tudo

Vive na dor, e em luta cega e brava?

…/…

Sou o espírito, a luz!…tu és tristeza,

Ó lodo escuro e vil!_ Porém a terra

Respondeu: eu sou a natureza!"

Ao longo do seu percurso poético Antero vai construindo uma nova visão da natureza e da natureza humana.

Seguindo o pensamento de Antero, a ciência setecentista, a sua física mecanicista e conceção heliocêntrica do universo deram à Filosofia e à razão humana consciência de si próprias, não apenas de uma física e de uma mecânica mas também da imanência do espírito humano, que o panteísmo espinosiano alargara como infinito e imanência ("Deus é a causa imanente, mas não transitiva de todas as coisas"), depois razão iluminada que desvenda as leis científicas da natureza (relativizando o saber, pois mesmo a razão só “imperfeitissimamente se conhece”(Antero), mas também entende o seu desenvolvimento finalista, a virtuosidade infinita do ser em marcha para a sua plenitude e perfeição.

A dissolução do “eu” anteriano no todo universal, a sua negação do individualismo egoísta e social, constituem fundamentos de uma nova ética da Vida e da Terra, que as cosmovisões da filosofia ambientalista assumiriam, expressas na notável síntese de Lévi-Strauss:

“… O verdadeiro humanismo não começa por si próprio, devendo colocar o mundo antes da vida, a vida antes do Homem e o respeito pelos outros antes do amor próprio…” [7]

Estamos em condições de colocar as questões dos fundamentos e dos princípios da filosofia da natureza de Antero face à necessidade e inevitabilidade do emergir de uma nova filosofia que profeticamente prevê.

A crítica ao antropocentrismo[8]

Podemos, finalmente, chamar a atenção para o facto histórico que, até hoje, não vimos registado e valorizado: Antero e os seus companheiros da Geração de 70, analisaram e avaliaram a filosofia da natureza proposta por E. Haëckel, sendo este "filósofo" o mesmo "naturalista" Ernest Haëckel internacionalmente reconhecido como o fundador da Ecologia moderna. [9]

O que Antero critica em Haëckel é, como vimos anteriormente, desconhecer "…a importância capital da ideia de finalidade…" e "…O horror pueril à metafísica…", que  Antero considera a fonte primordial da construção e evolução do pensamento científico moderno, "… a partir da Renascença, dentro da ideia fundamental de natureza…"

E o que partilha com o criador da Ecologia enquanto ciência e fundamento da Ética Ambiental, é a crítica ao princípio do antropocentrismo.

Cabe aqui evidenciar que o próprio Haëckel, evocado como concetor daquela área científica, é ignorado como filósofo ambientalista e surge mesmo ligado às conceções racistas, a partir da sua tese, "ontogeny recapitulates phylogeny".

Importa por isso proceder a uma breve recensão crítica do seu pensamento, limitado aos temas em análise, a partir dos escritos originais. 

Na obra Os Enigmas do Universo, Haëckel sublinha a importância da "lei das substâncias" completada pela "teoria da evolução", como chaves do enigma, na medida em que a permanência da energia e da matéria em todo o Universo explicam a sua evolução, constituindo a essência da filosofia monista. A sua matriz filosófica e científica constituíra-se, na época contemporânea, com origem na obra premonitória de Goethe sobre a metamorfose das plantas (1799), na teoria da descendência do filósofo e naturalista francês Lamarck (1809) e na teoria da evolução de Charles Darwin (1859).

Na sua História da Criação dos Seres Organizados de Acordo com as Leis Naturais emerge claramente a crítica ao antropocentrismo, no contexto da defesa do "materialismo científico e moral":

"…primeiro o erro geocêntrico, que fez da terra o centro do mundo, à volta do qual giram o sol, a lua e as estrelas; depois o erro antropocêntrico, que considera o homem como o fim supremo e desejado da criação terrestre, o ser para o qual toda a restante natureza foi criada. Estes dois erros foram postos a nu, o primeiro pela teoria coperniana do sistema do mundo, no começo do século XVI; o segundo pela teoria genealógica de Lamarck, no começo do século XIX." 

A partir destas teses fundamentais, responde Haëckel ao "…grande enigma do Universo: «o lugar do homem na natureza» e a questão da sua origem natural".

O homem de ciência assinala os progressos do século XIX no conhecimento da natureza e da natureza humana, a biologia com a teoria celular, a física com a ótica e a acústica, a teoria do magnetismo e da eletricidade, a mecânica e a teoria do calor, a física dos astros e a química, que nos revelou o carbono como «a base da química da vida» e nos permitiram descobrir…

"…que os mesmos materiais que constituem o nosso corpo e os seres vivos que o habitam são também os que constituem a massa de outros planetas, do sol e dos astros mais longínquos…"

E, portanto…

"…a unidade das forças da natureza em todo o Universo…a lei das substâncias como «lei cosmológica fundamental» "

Ao longo da obra citada encontramos uma crítica global à filosofia antropocêntrica. Não apenas ao dogma antropocêntrico, mas também ao dogma antropomórfico, que concebe Deus à imagem do homem, e ao dogma antropolátrico, gerador da dualidade corpo-perecível versus alma-imortal.

Para concluir sobre o imperativo ético de "renunciar a este inadmissível delírio das grandezas" que posicionavam o homem como senhor absoluto da natureza.

Ao analisar a relação entre Filosofia e Ciências Naturais, à luz da polémica entre filósofos e naturalistas, invoca Schiller e conclama uns e outros a procurarem juntos a verdade, afirmando a necessidade de fazer convergir a herança da filosofia idealista de Platão e Hegel e da filosofia realista de Bacon e Mill, concluindo:

"A supremacia exclusiva concedida ao empirismo é um erro não menos prejudicial que o erro oposto que confere supremacia à especulação."

E aqui se aproxima do pensamento de Antero de Quental. Não é do âmbito deste trabalho examinar o pensamento de Haëckel em todas as suas dimensões filosóficas, científicas e político sociais. Mas não podemos deixar de assinalar, no nosso contexto de investigação, a sua defesa de um panteísmo inspirado em Espinosa, a relação que estabelece, citando Humboldt, entre a filosofia monista e a arte naturalista, particularmente a pintura da paisagem, não apenas no aspeto da representação científica mas também na sua intelectualização e espiritualização, que o conduz a teorizar o "amor moderno pela natureza", como fonte de prazer estético e de elevação ética do ser humano, quando este reconhece o sentido das coisas e a sua relação com o resto da natureza, maravilhamento, assombro e estupor…

"…que constituem outros tantos elementos da nossa vida da alma que estão compreendidos sob o nome de religião natural."

E assim proclama, sobre a vida presente e futura:

" O nosso monismo ensina-nos que somos filhos da terra, mortais que não terão mais que uma, duas ou quando muito três «gerações», para poder desfrutar nesta vida dos esplendores do nosso planeta, de contemplar a inesgotável riqueza das suas belezas e apreciar o jogo maravilhoso das suas forças."

Uma última nota sobre o libelo rácico que pesa sobre a filosofia de Haëckel. Se as suas conceções sobre as leis da seleção natural o conduziram a rejeitar os ideais seus contemporâneos do socialismo é certo que pugnou pela igualdade entre homens e mulheres, reconhecendo-lhes igual valor e dignidade, e ele próprio, com notável lucidez política, demarcou-se dos seus futuros detratores:

"Não subestimamos o risco que existe em querer transportar tão brutalmente as teorias científicas para o domínio da prática política. As complexas condições da nossa civilização exigem ao homem dedicado à política ativa uma circunspeção tão iluminada, uma preparação histórica tão forte, um sentido crítico tão delicado, que não lhe permite senão sob a maior reserva uma tal aplicação de uma «lei natural» à prática da vida social." [10]

Mas o que significa o conceito do supremo Bem da Humanidade, no dealbar do século XXI?

A “razão ambientalista”: crítica ao etnocentrismo e ao antropocentrismo

Os princípios da “Casa Comum” e da “comunidade e solidariedade planetárias”

O esforço para distinguir os conceitos de ética e moral,  ética normativa (o que devo fazer) do conceito filosófico ou meta-ethics (qual é a natureza do bem), pode não ser assim tão simples. Se ética normativa é o que o comum das pessoas entende por “ética” e meta-ethics  pode ser o que o senso comum designa por moralidade…tal sucede no quadro da visão antropocêntrica destes  problemas.

A moral, no nosso modo de filosofar, é sempre uma expressão e representação determinada pelo contexto histórico e pela dominação social, o que lhe confere um caracter sectário e transitório. Necessitamos de uma teoria moral ( a que chamarei ética) que possa ser universal, intemporal  (projetada no presente e no futuro) e capaz de orientar a conduta individual, a ciência e as ideologias políticas, mas que não considere o homem como o produto final da evolução da Vida. A crítica ao etnocentrismo e a crítica ao antropocentrismo são os seus princípios fundadores e, com aquela afirmação, nos colocamos em divergência com a tese dominante, que situa a moral na ordem das normas e convenções sociais e remete a ética para o plano da vivência pessoal. Onde outros vêm antagonismo, vislumbramos nós uma complexa dialética.

A biodiversidade da Vida, com a Vida Humana, representa apenas o cume atual da complexa evolução do Cosmos, mas nós não sabemos se a nossa espécie, nascida na Terra, representa o elo final da evolução cosmológica. Por isso o imperativo ético de conservar a Vida e não apenas o Homem e de conservar a Vida antes do Homem, e a Terra, berço da Vida cósmica e por ora o único berço, devem ganhar força moral nas sociedades humanas.

Sendo certo que o Homem é simultaneamente predador e criador de novos biótopos e sendo hoje a forma mais complexa da Vida, a sua extinção poderia bloquear a expansão da própria diversidade, pelo que e nesta perspetiva o Humanismo moral regressa ao centro da reflexão filosófica ambiental e da Ética Ambiental. E, por aqui, passa de novo a questão da Ética Política.

Da primeira Conferência Mundial do Ambiente, realizada em Estocolmo, 1972, emergem o princípio da Casa Comum "…o homem tem duas pátrias, a sua e o planeta Terra“; o princípio da comunidade e solidariedade planetária fundadoras de uma nova ordem (ética) internacional e o princípio de defesa da Vida Planetária antes do Humanismo.

Esses princípios estabelecem uma primeira demarcação com a visão cultural e política do etnocentrismo. Situemo-nos: a crítica ao etnocentrismo tem como postulado, "Etnocentrismo é uma atitude emocionalmente condicionada que faz considerar e julgar outras sociedades pelos critérios originados pela própria cultura. É fácil ver que esta atitude leva ao desprezo e ao ódio de todas as espécies de vida que são diferentes daquela do observador.”[11]

A crítica ao etnocentrismo conduz não só ao respeito por todas as culturas nacionais, e por todas as formas de expressão cultural, eruditas ou populares, mas também rejeita qualquer noção de superioridade de um modelo social, de “raça” ou etnia.

Em convergência com esta visão filosófica, a crítica filosófica ao antropocentrismo põe em causa a visão religiosa que concede ao Homem, criatura eleita por Deus para presidir à criação divina, o direito absoluto a apropriar-se da Natureza para os seus fins, sem qualquer limite ou restrição e lhe permite o primado do crescimento económico sobre o desenvolvimento sustentável.

Conhecida a lei de bronze da Paleontologia, que postula a “irreversibilidade da evolução”, é insustentável no nosso modo de produção social o ritmo a que se processa a perda da biodiversidade, a destruição dos recursos naturais, os energéticos em particular e a multiplicação dos efeitos poluidores que atingem não só o conjunto do planeta _a litosfera, a hidrosfera, a criosfera, a atmosfera e a biosfera, mas também e, com consequências imprevisíveis, o material genético fundamental, o ADN que conserva e reproduz os códigos da vida.

Por ser assim, concluímos: Se enquadrarmos o surgimento dos antepassados da espécie humana há 4 ou 5 milhões de anos, no quadro do tempo biológico, que é imenso, nada nos assegura que, tal como aconteceu com os dinossáurios há sessenta e cinco milhões de anos[12], o reino dos mamíferos não termine um dia e outras formas de existência mais avançadas e inteligentes continuem a perpetuar a música da vida pelos espaços siderais. Mas ninguém pode imaginar hoje qual é o elo da cadeia onde o salto evolutivo se produzirá, como ninguém sonhou antes que o tetravô da nossa condição de quadrúmanos fosse um insignificante roedor, que sobreviveu à extinção generalizada das espécies dominantes no final da era mesozóica.

Em coerência, devemos igualmente considerar que os múltiplos laços entre todas as formas de vida (e mesmo destas com o ambiente abiótico), obrigam, para além do dever de preservação da nossa espécie, a conservar a diversidade dos seres e os seus nichos ambientais, de cujo equilíbrio dinâmico, como na pirâmide biótica de Aldo Lepold,   tudo depende.

A “razão ambientalista” moderna começa a ser elaborada com a formulação de um novo imperativo categórico para a ação do homem, mais além da máxima kantiana de conformação dos atos individuais com o princípio de uma lei universal, um novo quadro ético, o qual resulta da necessidade de configurar a conduta humana nos limites que salvaguardem a continuidade da vida e a sua diversidade.[13]

Mas a extinção do homo sapiens sapiens e das espécies associadas à nossa evolução, um mundo imaginário de vegetais, micróbios e insetos, improvavelmente daria de novo origem à espécie humana ou mesmo aos mamíferos.

E daqui decorre, à luz da ciência contemporânea, o princípio da preservação da Vida, antes do Homem e da Terra com toda a sua biodiversidade. Mas também o regresso do Ser Humano ao centro das preocupações éticas, mas agora sem nenhum estatuto de privilégio ou domínio antropocêntrico.

A história do universo é a história do crescimento da complexidade à escala cósmica, duma estruturação progressiva do cosmos, com as suas forças físicas regidas por leis rigorosas e universais. Essas leis, que organizam o universo, possuem o notável atributo de estarem rigorosamente ajustadas à promoção da complexidade. As mais ínfimas variações dos seus valores específicos seriam suficientes para as tornar estéreis. Nenhuma forma de vida, nenhuma estrutura complexa, se teria constituído. Nem uma simples molécula de açúcar ou um átomo de carbono. Essas leis já possuíam, desde o seu início, a capacidade de fazer nascer a complexidade, a vida e a consciência. O universo regido pela regra do acaso jamais geraria o observador, o ser e a consciência humanas.[14]

Sendo certo que, de acordo com a física quântica, para além de um certo valor os conceitos de temperatura e densidade da matéria perdem o seu sentido convencional. Pelo que, regressamos à “terra incógnita” e à relatividade do conhecimento, que não necessariamente a uma explicação teológica sobre a origem do universo e da vida. Sobre o nascimento da vida, temos maiores certezas científicas, de que ela surgiu na terra há três mil e quinhentos milhões de anos. E se o objeto da ciência é de explicar como funciona o mundo, e neste sentido as leis científicas são amorais, já a resposta ao imperativo categórico de “como viver no mundo”, pertence ao domínio da filosofia e da ética e é neste sentido que a ética ambiental interroga o valor da ciência e do desenvolvimento social da humanidade, não apenas na dimensão antropocêntrica, mas para além dela e, sempre de acordo com a ciência moderna, a Vida antes do Homem e a Terra antes da Vida.

Por isso, ao contrário da história comum da filosofia, cuja problemática tem por centro o homem, a filosofia ambiental dirige o pensamento para a razão de ser do mundo e da sua fenomenologia, para a descoberta da unicidade da Substância em todas as suas manifestações ou “modos”, no vocabulário do nosso Bento de Espinosa, sem que se transforme numa filosofia anti-humanista, pois a Natureza do homem, como de todos os entes e seres do universo, é a mesma “poeira das estrelas”.

Se toda a construção filosófica sistemática assenta num alicerce intrínseco, uma intuição fundamental ou a atracão de objetivo, como afirma Joaquim de Carvalho a propósito de Espinosa, o ponto de partida da renovação filosófica do séc. XX foi o conceito de ambiente e como seu desidrato supremo, a justificação racional para que a ética ambiental prevaleça sobre as conquistas mais avançadas da ciência cega e a mais democrática das democracias liberais e socialistas do passado séc. XX, geradoras da crise ambiental.

Retomando as perguntas capitais que a obra de Espinosa colocou no advento da nossa modernidade, como pensar a explicação racional da existência do homem e do universo, como adequar o pensamento filosófico à razão de ser de tudo o que existe e como transformar a vida espiritual em plena compreensão e serena fruição da vida até ao seu limite? A Filosofia da Natureza e depois a Filosofia do Ambiente permitiram construir uma nova ontologia em crítica ao antropocentrismo, uma nova epistemologia, fundada na crítica ao etnocentrismo e uma nova teoria ética, de valor universal e de conteúdos práticos aplicáveis a todos os domínios sociais.

Tal como na filosofia de Espinosa e depois na de Antero, o impulso fundamental de reflexão da filosofia ambiental foi a questão ética e são os problemas morais.

Do paradigma conservacionista da natureza ao conceito de ambiente

Conceptualizamos o ambiente como o conceito que exprime as relações entre a natureza e a cultura, na complexidade e diversidade das paisagens culturais_ urbanas e rurais, completamente humanizadas e em estado selvagem ( com menor influência antrópica). Incluindo o seu património material e imaterial, as suas formas e expressões culturais, a sua incomensurável relação afetiva com os incontáveis seres humanos que nela nasceram e a transformaram, transformando-se também. [15]

The Land Ethic

Todas as éticas assentam sobre uma premissa: que o indivíduo é membro de uma comunidade interdependente”. A Ética da Terra alarga o conceito de comunidade:

“…The land ethic simply enlarges the boundaries of the community to include soils, water, plants, and animals, or, collectively: the land “[16]

Mas reconhecimento do valor económico da conservação e usufruto pleno da biodiversidade pode ainda ser uma forma de recusar os valores da Ética da Terra e da Ética da Vida.

Conduz geralmente a confinar a conservação da natureza aos parques e reservas, às espécies potencialmente úteis ao ser humano e à ação do Estado, deixando inteira liberdade à iniciativa privada.

Parte da premissa, cientificamente falsa, de que os elementos com valor económico do biótopo podem existir na natureza sem a presença dos outros elementos.

Animal Ethics

Caberia ao australiano Peter Singer e ao americano T. Regan enfatizar os sentimentos e os direitos dos animais face à brutalidade dos processos produtivos modernos: clonagem genética, jaulas prisão, rações baseadas na carne triturada de animais mortos e saturadas de hormonas, violação sistemática dos ritmos naturais e das necessidades da vida animal,  tudo isto em função do lucro máximo.

Em nome do princípio da igualdade, os dois autores referidos recusam o conceito da superioridade da espécie humana, que comparam ao racismo, por violar aquele princípio, censurando à maioria dos humanos o não reconhecimento da capacidade de sentir e sofrer dos animais. Nas suas obras afirmam que os animais são sujeitos de interesse em não sofrer e também, acrescenta Regan, são sujeitos de direito, por que são sujeitos de uma experiência de vida que possui valor intrínseco

Partindo da tese de que “…alguns animais não humanos parecem ser racionais e conscientes de si, concebendo-se como seres distintos que possuem um passado e um futuro…”, propõe-nos uma ética gradualista contra o assassinato de animais, que no seu patamar superior estende aos chimpanzés, gorilas e orangotangos a mesma proteção devida aos seres humanos.

Propõe-se alargar o conceito o uso de «pessoa», no sentido de um ser racional e auto consciente, para incorporar os elementos do sentido popular de «ser humano» que não são abrangidos por  «membro da espécie Homo Sapiens ». [17]

Dito de outro modo: O ecocentrismo ( de Aldo Leopold) focaliza-se nos deveres que temos face à comunidade biótica de que fazemos parte. O biocentrismo (d’Earth first !,  Greenpeace, Wilderness Society (...) atribui um valor intrínseco a toda a entidade viva.

Não se trata, em qualquer dos casos, de aplicar a novos objetos, como a natureza, as teorias morais pré-existentes. A natureza passa a estar incluída no nosso campo de reflexão moral, os nossos deveres, antes limitados aos seres humanos, passam a ser extensivos aos outros entes naturais.

O imperativo ético da paz perpétua, de Jorge de Sena

Antero de Quental anunciava, o advento de uma nova arte, mais universal, tendo a musica como paradigma; natural é pois que a poética literária alimentasse também a nova Filosofia, agora em Jorge de Sena.

 “Na insólita fortuna da desgraça,

[...]

 nesta insólita fortuna, à luz que vem

oh só em poeiras inofensivas, rezo

a mim mesmo para não perder a memória,

por vós, para que saibais sempre lembrar-vos

de que tudo se perde onde se perde a paz,

e primeiro que tudo se perde a liberdade.” [18]

O estado de guerra, à luz dos ensinamentos da história das democracias liberais e das democracias socialistas, é incompatível com a conservação e aprofundamento da democracia e contribui para criar as condições para a sua limitação e degeneração.

Se recusarmos o imperativo ético da destruição de todo o arsenal atómico e de guerra biológica e de construção da sustentabilidade do nosso modo de produção económica e financeira, a guerra moderna é a continuação da disputa económica por outros meios, então, acharemos a paz maldita e eterna no holocausto dos filhos dos nossos filhos.

A paz perpétua é assim o primordial corolário político das Éticas Ambientais. Mas ao “imperativo categórico da paz perpétua”,  Jorge de Sena, engenheiro, poeta e filósofo, junta um novo          ” “imperativo ético da dignidade”.

O imperativo ético da dignidade, de Jorge de Sena

“Acreditai que nenhum mundo, que nada nem ninguém

vale mais que uma vida ou a alegria de tê-la.

É isto o que mais importa - essa alegria.

Acreditai que a dignidade em que hão-de falar-vos tanto

não é senão essa alegria que vem

de estar-se vivo e sabendo que nenhuma vez alguém

está menos vivo ou sofre ou morre

para que um só de vós resista um pouco mais

à morte que é de todos e virá. “ [19]

Depois de escritos estes pensamentos, que questionam a legitimidade da guerra e a exploração do homem pelo homem, cem obras de filosofia política, tornaram-se como que desnecessárias e prolixas.

As Éticas Práticas e a Alienação política

A ética utilitarista, de Jeremy Bentham e Stuart Mill (séc. XVIII), pressupõe que “não só qualquer ação de um indivíduo privado, mas todas as medidas do governo”[20]  potenciem o bem estar e diminuam o sofrimento. Afastando-se embora da primazia do dever (eudainomia) aristotélico, fundamenta a moralidade da ação nos benefícios que trás ao seu sujeito e/ou no princípio do menor sofrimento causado ao “outro”.

O exemplo clássico da resolução de um dilema ético com base no princípio do utilitarismo, é a justificação política e moral do lançamento da primeira bomba atómica sobre Hiroxima e, depois da segunda sobre Nagasaky, comparando os mais de 200.000 mortos confirmados com a estimativa superior a um milhão de baixas, estimada pelos estrategas militares, caso os EUA tivessem que invadir e conquistar o Japão com armas convencionais.

A objeção moral mais comum contra a resolução deste dilema ético pelo holocausto nuclear do povo Japonês, reside no valor intrínseco da vida humana, que no imperativo categórico kantiano constitui um fim em si mesmo e não pode ser usada/aniquilada como um meio para beneficiar outros indivíduos, mesmo que para obter um benefício superior, neste caso, diminuindo as baixas.

Colocado assim o problema, a ética moderna e moral, na sua dimensão prática, parece tornar-se inconsequente e teoricamente paradoxal.

Mas nas semanas anteriores a Hiroshima, a maioria dos cientistas que trabalhavam no desenvolvimento da bomba atômica, o Projeto Manhattan, tentaram impedir o seu lançamento direto sobre as cidades japonesas, propondo uma estratégia de explosão em espaço aberto, com o fim de demonstrar o seu poder destrutivo. Perante a hesitação do próprio líder do projeto, os militares que o dirigiam recorreram à ameaça, chantagem e à manipulação da informação. Realizado o primeiro lançamento, impuseram o segundo, invocando o argumento de que os militaristas japoneses não queriam ceder.

Os documentos militares secretos da época, que entretanto foram desclassificados, mostram que havia uma intenção deliberada de experimentar o efeito da bomba sobre os seres humanos  e uma segunda finalidade política: meter em respeito a URSS triunfante e os novos estados socialistas que emergiam a Leste e na Ásia: começava a guerra fria.

Aqueles cientistas, conscientes dos perigos do uso militar da energia nuclear, e dos riscos de novos confrontos que poderiam conduzir à extinção da humanidade, deram corpo ao movimento cívico e político denominado Movimento dos Cientistas, que chegou a congregar 515 cientistas de Harvard e MIT em 1945, com base num programa que seria a base de todos os discursos, livros e artigos posteriores e que tinha como objetivo conduzir o governo americano para um acordo internacional com a URSS, de forma que tais armas não fossem mais produzidas. Vejamos o seu argumentário:

1- Other Nations would soon be able to produce atomic bombs (outras nações, em breve poderão produzir bombas atômicas).

2- No effective defence was possible (nenhuma defesa absoluta é possível).

3- Mere numerical superiority in atomic weaponry offered no security (a mera superioridade numérica de armas atômicas não garante a segurança).

4- A future atomic war would destroy a large fraction of civilization (uma futura guerra nuclear irá destruir uma larga fração da civilização)

5- Therefore, “International cooperation of an unprecedented kind is necessary for our survival (logo, uma nova cooperação internacional sem precedentes é necessária para a nossa sobrevivência).

A heurística do medo foi a sua estratégia de propaganda, mas o governo americano conseguiu desmantelá-lo em 1947 e adotou esse discurso exatamente para o fim oposto.

Poderíamos também citar os dilemas éticos que resultam da circunstância de, em tempo de crise, como o atual, os orçamentos para a saúde se verem reduzidos, mas os serviços de dívida financeira, são cumpridos a rigor pelos governos. E, neste contexto, recordar a recente polémica entre o ministro da Saúde, que considerou «totalmente imoral» o preço de um novo medicamento para a hepatite C e a presidente da Associação SOS Hepatites, que afirmou  que «imoral» é doentes morrerem sem novo medicamento. O caso é que uma farmacêutica americana quer vender em Portugal um novo medicamento, com elevada taxa de cura, por (48 mil euros). O governo português, considerando o preço estabelecido para o medicamento sofosbuvir no Egito (cerca de 700 euros) e o respetivo PIB (5,93 vezes mais baixo que o PIB da Zona Euro), Portugal propõe a constituição de uma aliança conjunta dos Estados Membros para a definição de um preço máximo por tratamento com este medicamento 5,93 vezes superior ao preço proposto no Egito.

Estes dois exemplos servem-nos como demonstração que a aplicação prática da ética, e as éticas práticas, como é o caso da bioética, necessitam de ser equacionados em conjunto com a conceptualização de uma nova ética política global, sem o que a discussão dos dilemas éticos corre o risco de ser pré-determinada pela força oculta da alienação política.

Uma ética política global enraizada na Filosofia Ambiental

A dimensão ética do estado moderno e dos partidos que o governam, avalia-se pelo respeito pelos princípios da ética política, universais e permanentes, que reconhecem a todos os indivíduos o estatuto de cidadão com duas pátrias, a sua e a Terra (Conferência das Nações Unidas para o Ambiente, Estocolmo 1972), a todas as culturas humanas um estatuto de igualdade (crítica do etnocentrismo) e reintegram a comunidade humana na pirâmide da vida e da biodiversidade sem nenhum estatuto de domínio ou privilégio (crítica do antropocentrismo), postos à prova sobretudo em épocas de crise e que se traduz numa ética política prática com as suas  regras:

O princípio da cidadania ou da dignidade, aplicado em conjunto com o princípio da paz perpétua (Jorge de Sena),  com a  subordinação da economia, da finança e da política à ética ambiental, determina o dever ao Estado de garantir aos seus cidadãos  o direito à paz, ao trabalho, à educação, saúde e assistência na velhice, o acesso à justiça, à conservação da biodiversidade e à liberdade, sim, a liberdade está colocada nesta ordem, pois desaparece com a guerra e vale menos sem o trabalho e os outros direitos sociais e com a destruição da diversidade da vida, as comunidades humanas não terão futuro.

Tais princípios, que estão vertidos nos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, atualmente truncados, mutilados e reduzidos às liberdades políticas formais, cometem ao Estado democrático, liberal ou socialista, o dever adicional de combater contra a sua própria corrupção e decomposição.

Em razão de um mundo onde prevaleça o primado da ética sobre a moral política  que, atualmente, adota como único princípio válido o de que os meios justificam os fins; o primado da ética sobre a justiça de classe que anuncia, como fim da história e ordem natural da sociedade, o triunfo da exclusão social; e o primado da ética sobre a história, sangrenta, de todas as civilizações. Tal é o programa de combate cívico ( e ético) que emerge como imperativo político dos pressupostas filosóficos das novas éticas ambientais.

O século XX foi o século do triunfo do direito nacional e internacional, dos cidadãos e das nações, agora em risco. A nossa comum civilização não conhecerá o século XXII se o século XXI não for o século das Éticas Ambientais.

Bibliografia

Beckert, Cristina. Ética. CFUL. 2012

Bentham, Jeremy, An Introduction to the Principles of Morals and Legislation. 1907. Library of Economics and Liberty. 31 October 2014

Berleant, A. Changing Landscapes, Keynote lecture at “Transition Landscapes/ Paysages en Transition,” International Conference, Lisbon, Portugal.2011

Berque, A., .”L’écoumène, mesure terrestre de L’Homme, mesure humaine de la Terre: pour une problématique du monde ambiant”, L’espace géographique 4, 299-305,1993

Carvalho, Joaquim de Carvalho. Evolução Espiritual de Antero, in Estudos sobre a Cultura Portuguesa do Século XIX_ (I Antheriana), in Obras Completas de Antero de Quental_III, Filosofia, Organização, Introdução e Notas de Joel Serrão. Universidade dos Açores. Lisboa: Edit. Comunicação, 1991

Coimbra, Leonardo. O Pensamento Filosófico de Antero de Quental. Porto: J. Pereira da Silva. 1921

Dias, Jorge. Estudos de Antropologia, Volume I, Uma introdução histórica à etnografia portuguesa, publicada em 1961. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990

Espinosa, Bento. Ética. Demonstrada à maneira dos geómetras. Parte I. De Deus. Introdução e Notas de Joaquim Carvalho. Atlântida Editora. Coimbra, 1960.

Jonas, Hans. The Imperative of Responsibility. In Search of an Ethics for the technological Age. Chicago. Chicago & London, The University of Chicago Press. 1984

Leopold, Aldo. A Sand County Almanac. New York: Oxford University Press, 1949.

Lorenz, Konrad. Die acht Todsünden der zivilisierten Manschheit. München/Zürich: Piper, 1973

Queirós, António. Landscape and Imagination, Towards a new baseline for education in a changing world. Paysage et Invention. Evolution des enseignements dans un monde en transition. A new alliance, environnemental tourisme and cultural landscape”. UNISCAPE, Bandecchi&Vivaldi, Florence. 2013

Queirós, António. The economy and ecology of heathlands. Capítulo: Cultural agents of change and the sunset of environmental services. Editado por Alterra (Wageningen-UR (University and Research Centre). Neederland. 2013.

Queirós, António. Éticas e Políticas Ambientais. “A Ética da Terra e as suas Raízes na Filosofia e na Poética da Natureza”, CFUL,SEA, 2004

Queirós, António. A Representação da Natureza e do Ambiente na Cultura Artística e Científica da Geração de 70. Tese de doutoramento em Filosofia das Ciências. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Biblioteca Nacional. 2003

Quental, Antero. A Filosofia da Natureza dos Naturalistas in Obras Completas de Antero de Quental, Filosofia_III, Organização, Introdução e Notas de Joel Serrão. Universidade dos Açores. Lisboa: Edit. Comunicação, 1991, págs 87, 101, 111 e 230.

Quental, Antero. Tendências Gerais da Filosofia na Segunda Metade do Século XIX. Lisboa: Editorial Comunicação, 1989

Sena, Jorge. Carta a meus filhos, sobre os fuzilamentos de Goya. A  Paz. In Trinta Anos de Poesia. Lisboa: Edições 70, 1984

Vários. Filosofia da Paisagem. Uma antologia. Coordenação de Adriana Veríssimo Serrão. Centro de Filosofa da Universidade de Lisboa. Lisboa. 2012

Strauss, Lévy. Race et Histoire. Paris, UNESCO. 1952

Reeves, Hubert. Les Dernières nouvelles du cosmos. Éditions du Seuil : Paris, 2002.

UNCHE, 1972. Action Plan for the Human Environment. B.5. Development and Environment. United Nations Conference on the Human Environment A/CONF.48/14/Rev.1 -June 1972 Stockholm, Sweden.

http://philoetichal.blogspot.pt/. 31 de Outubro de 2014

 



[1] Cristina Beckert, Ética, pág.90.
[2] Descartes percorreu as cortes do centro e norte da Europa, em plena Guerra dos Trinta Anos, como professor, cientista e militar; contribuindo para o combate ideológico contra a escolástica e para o emergir de um nova epistemologia científica, tal como para o nascimento de um novo regime económico e político. Em 1643, a Universidade de Utrecht, na sua pátria de refúgio, a Holanda, condenou a sua filosofia como ateísta Em 1667, a Igreja Católica Romana colocou as suas obras no Índice de Livros Proibidos.
[3] Em 551 a. C., Confúcio nasceu em Zouyi do Reino Lu, atual Qufu da província do Shandong, quando a China estava dividida por vários reinos ou estados que lutavam entre si. A população levava uma vida difícil e a sociedade conhecia a degeneração moral. Como se se poderia criar então uma sociedade bem organizada, harmoniosa e feliz? Esta tornou-se uma questão premente.
Nas três fontes do taoísmo, encontramos como a mais antiga, o mítico "Imperador Amarelo", que teria vivido entre 2697 a.C. e 2597 a.C. ; o livro de aforismos místicos Tao Te Ching (Dao De Jing),  atribuído a Laozi (Lao Tse), que, segundo a tradição, foi um contemporâneo mais velho de Confúcio (551 a.C.-479 a.C.); e as obras  do filósofo Zhuangzi (Chuang-Tsé) (369 a.C.-286 a.C.)
Quase mil anos depois, Santo Agostinho (nasceu em 354 d.C. em Tagaste, hoje Souk-Ahras, na Argélia; morreu em 28 de Agosto de 430, em Hipona, hoje Annaba, na Argélia), escreveria  De Civitate Dei, A Cidade de Deus, entre as ruinas do Império Romano do ocidente, colocando-se no terreno da filosofia-teologia da Criação e do finalismo cristológico da Cidade Celeste, da crítica ao neoplatonismo em matéria da natureza da alma... mas também em polémica política com os que atribuíam ao abandono dos antigos cultos e a adoção da religião cristã como religião do império, a causa transcendental da sua decadência e queda.
[4] Este texto, com sucessivas remodelações , foi  primeiro apresentado no Colóquio Internacional   Philosophy, in the twentieth century, organizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, em 2012 e com o título The dawning of the Environmental Ethics in the 21st century, ao XXIII World Congress of Philosophy, Athens, em 2013.
[5] Antero, citado por Leonardo Coimbra, em O Pensamento Filosófico de Antero de Quental, 1921, in Antero de Quental, A Filosofia da Natureza dos Naturalistas in Obras Completas de Antero de Quental, Filosofia, Organização, Introdução e Notas de Joel Serrão,  pág. 111.
[6] Aqui regressamos à nossa dissertação de doutoramento (2003), transcrevendo de forma sintética um longo enxerto
[7] Citado por António Dachin, na obra Uma aurora de pedras.
[8] Transcrevemos aqui, de novo e  forma sintética,  o que escrevemos em 2003, na nossa tese de Doutoramento.
[9] Tal significa, que Antero. mas também Gomes Leal nos seus poemas filosóficos, colocaram a sua comum reflexão sobre a Filosofia da Natureza ao nível mais avançado de desenvolvimento do pensamento europeu da época sobre as Ciências da Natureza e a Filosofia.
[10] Citações da nossa tese de doutoramento.
[11] Jorge Dias, Estudos de Antropologia, Volume I, Uma introdução histórica etnografia portuguesa, pág. 219, , 1990
[12] É certo que não se extinguiram completamente, e os sobreviventes se transformaram em aves…
[13] Jonas, Hans. The Imperative of Responsibility. In Search of an Ethics for the technological Age.
[14] Hubert. Reeves,  Les Dernières nouvelles du cosmos.
[15] The concept of landscape has had to be stretched in many directions: from an object to an area, from a visual experience to a multi-sensory one, from natural scenery to the whole range of human-made transformations of nature. This expansion of the idea of landscape is further complicated by the fact that landscapes are never stationary but are constantly in transition.” (Berleant, 2011)
[16] Water, like soil, is a part of the energy circuit. Industry, by polluting water or obstructing it with dams, may exclude the plants and animals necessary to keep energy in circulation…” “Conservation is a state of harmony between men and land…” “The image commonly employed in conservation education is «the balance of nature»...this figure of speech fails to describe accurately what little we know about the land mechanism. A much true image is the one employed in ecology: the biotic pyramid.“ (Aldo Leopold, a Sand Count Almanaque, 1949). Da leitura desta obra partiria a teorização da Bioética pelo médico oncologista norte-americano Van Ressenlaer Potter.
[17] Peter Singer, Ética Prática, do capítulo Tirar a Vida de Animais, págs. 98/99..
[18] Poema A  Paz. In Trinta Anos de Poesia.
[19] Carta a meus filhos, sobre os fuzilamentos de Goya. In Trinta Anos de Poesia
[20] J. Bentham, An Introduction to the Principles of Moral and Legislation. Chapter I, 1.3



Sem comentários:

Enviar um comentário