The philosophical meaning of life and death




©António dos Santos Queirós
Universidade de Lisboa.  Faculdade de Letras.  Centro de Filosofia.

Alameda da Universidade 1600-214, Lisboa Portugal


Nº 8. 2019

Prémios de Investigação 2018
O sentido da vida e da morte, na Filosofia
Prof. Doutor António dos Santos Queirós ...................................... 343/373

O sentido da vida e da morte, na Filosofia

Resumo
Este ensaio breve propõe-se evidenciar a influência do pensamento epicurista original na evolução dos conceitos de natureza e de natureza humana, assinalando o seu reemergir, no advento da Filosofia Moderna e, no nosso tempo, com a Filosofia Ambiental. Partindo das cartas, fragmentos e máximas epicuristas, incidiremos a nossa reflexão, acerca da natureza, nos filosofemas sobre o sentido da vida e da morte.
Aqui discutiremos, no contexto das relações entre ciência e filosofia, a intuição fundamental de Epicuro que pressupunha que a natureza fosse explicada pelas suas próprias leis, mas onde era preciso incluir também o acaso e a contingência; e a intuição filosófica de Bento de Espinosa, segundo a qual Deus é Natureza desenvolvendo-se a si própria conforme leis que lhe são intrinsecamente necessárias; à luz das descobertas científicas contemporâneas que penetraram os segredos da origem do universo e da estrutura quântica da matéria.
Palavras-Chave: Filosofia. Ciência. Ética. Epicuro. Bento de Espinosa

Abstract
The main propose of this short essay  is to show the influence of the original epicurean thought in the evolution of the concepts of nature and human nature, noting the metamorphosis of the concept of nature in the concept of environment,  that re-emerging in the advent of modern philosophy. From the letters, fragments and Epicurean maxims, our reflection about the nature will be focused in the philosopheme about the meaning of life and the significance of death.
This research pathway will discuss, in the context of the relationship between science and philosophy, the fundamental intuition of Epicurus that presumed that nature can be explained by their own laws, but where it was necessary to include also the chance and contingency; and the intuition of Bento de Espinosa, according to which God is nature developing herself as laws that are intrinsically necessary; in the light of contemporary scientific discoveries that have penetrated the secrets of the origin of the universe and of the quantum structure of matter.
Keywords: Science. Philosophy. Ethics. Epicure. Baruch d’Espinosa.

Introdução: Filosofia, literacia científica e a questão de uma nova escolástica
Convirá então abordar o problema da “causa das coisas” e a sua relação com o “ser”. O pré-conceito que concede à filosofia o domínio de se questionar sobre “o que significa ser” e atribui à ciência o domínio do estudo das “causas” fenomenológicas, pode reconduzir-nos ao velho mecanicismo e a uma espécie de nova escolástica. Sobretudo no domínio das éticas aplicadas. Questionamo-nos: Onde aquela conceção, assim pré-determinada, encontra sobretudo oposição, não pode existir uma relação dialética?
Num primeiro postulado, procuramos demonstrar que o vazio moral, que a filosofia cartesiana não preenche, não é consequência inevitável do abandono da conceção divina da unidade ontológica, antropológica e ética da natureza humana (aristotélica).
Num segundo postulado afirmamos que a filosofia de Bento de Espinosa supera a dicotomia entre subjetividade e a natureza, sem quebrar a sua unidade; nela, o conceito de extensão das categorias de Deus Substância e Deus Natureza, unifica o ser e o dever, sem colocar o Homem acima da natureza e sob a sua dominação. 
Num terceiro postulado, discutiremos o processo de elaboração do conceito de “razão ambiental” moderna, que começa a ser construído com a formulação de um novo imperativo categórico para a ação do homem, mais além da máxima kantiana de conformação dos atos individuais com o princípio de uma lei universal, um novo quadro ético, o qual resulta da necessidade de configurar a conduta humana nos limites que salvaguardem a continuidade da vida e a sua diversidade.
E esperamos avançar, na terra ignota que a ciência e a religião configuram, no reconhecimento do sentido da vida através da libertação (epicuriana) da heurística do medo… da morte e na compreensão do sentido da morte: a morte corporal, que não inclui o fim das moléculas e átomos, a morte como condição para a sobrevivência dos novos indivíduos sobre a Terra, derradeiro ato de amor para com os descendentes (princípio do altruísmo), indagação filosófica que responde ao eco perene do pensamento: “para onde vai a nossa consciência”?[1]

1.      Filosofia da (Boa) Morte. Resistir à morte. Aceitar a morte: Princípio do altruísmo
“Oh, possamos nós todos ter sempre em vida a religião do Sol, da beleza e da harmonia: movermo-nos na atmosfera serena do bem e da liberdade; ter a alma limpa e transparente, sem sombra de deuses e de reis, sentir o enlaçamento divino dos braços da bem-amada; e depois, ó santa Natureza, toma os nossos corpos para fazer deles árvores cheias de sombra e ramos resplandecentes.” [2]
Assim mesmo nos aconselhava a filosofia de Epicuro, passeando entre amigos e poetas, nos jardins das cidades gregas em crise, mas agora a voz que apela é a de Eça, para que, em vida e numa época conturbada, voltemos a conviver com a natureza, penetremos nos bosques onde são sublimados todos os males e angústias e ali celebremos o ritual da serenidade, onde a dialética dos conflitos se apazigua...
O texto mais michletiano de Eça, e por onde perpassa também a filosofia de Antero, é uma reflexão sobre a natureza humana e a vida, sobre o corpo e a terra, denominada Os mortos.
É uma escrita próxima da poesia, que Eça retoma, num conto isolado denominado As misérias: 1. entre a neve
Vejamos como o “não temor” da morte, que evoca a filosofia de Epicuro ou o eterno retorno à natureza, atravessam o primeiro texto e, nele, o homem perde o seu estatuto de dominância face à sacralização de todos os elementos naturais.
“E no entanto, os mortos, que são os pais, as irmãs, as bem-amadas, as mães, estão pela Natureza, pelos montes, pelas águas, pelos astros _serenos e imaculados. E porque tememos a morte?”
“As árvores, as eflorescências, as ervas, as folhas, são também formas de vida, santas e cheias de Deus. Por toda a parte, pelas famílias das constelações, pelos planetas, pelas árvores, pelos lívidos interiores da terra, pelas águas, pelos vapores, pelas plantações fecundas, escorre a seiva, o átomo santo, a alma universal.” [3]
O panteísmo de Eça retira ao homem o seu estatuto divinizado e antropocêntrico, concedendo-lhe o mesmo lugar e função em que o movimento da vida envolve todos os seres, o eterno retorno à terra para gerar a “transfiguração sagrada”.
Mas a Natureza toda não é apenas fecunda e santa, ela possui o atributo moral do Bem, (assim o entendiam igualmente Michelet e Antero) enquanto a condição humana carrega também o do Mal.
Por isso só os mortos são felizes, porque andam longe da forma humana, alimentam a terra e renascem transformados...”na floresta imensa”.
“... as raízes das rosas pastam a podridão dos tiranos; e dos homens que na terra ensanguentaram, dilaceraram, profanaram, faz carvalhos austeros e cedros religiosos”. [4]
A floresta, na sua diversidade animal e vegetal, na sua íntima ligação à terra, é o símbolo poético e ao mesmo tempo a metáfora filosófica deste universo imaterial onde tudo se liga com tudo numa sagrada transfiguração. A árvore torna-se ícone do valor intrínseco das formas da natureza, onde até os rochedos têm “faces pensadoras” e o homem mais simples, o lenhador, mesmo que eticamente justificado pela fome que tomou conta da sua casa, sente que o abate das velhas árvores é “uma profanação”:  Velhos carvalhos violentos e proféticos; olmos grotescos; castanheiros ruidosos; choupos desfalecidos...
“Aquelas árvores que tanto tempo levaram a formar-se e a enrijar, e a acostumar-se aos ventos tumultuosos, e a saber agarrar as crinas da chuva, e a enlaçar as moles nudezas das névoas e dos vapores, aquelas árvores cheias das mordeduras de Novembro, cheias de legenda e do cheiro das tormentas...” [5]
Afinal, o jovem Eça, pela voz do seu personagem Carlos da Maia, partilha já os princípios filosóficos da cosmovisão ambiental do Jacinto dos últimos escritos, que regressa à paisagem humanizada de Tormes.
“...Era o fatalismo muçulmano. Nada desejar e nada recear...Não se abandonar a uma esperança – nem a um desapontamento. Tudo aceitar, o que vem e o que foge, com a tranquilidade com que se acolhem as naturais mudanças do dia agrestes e suaves...E, nesta placidez, deixar este pedaço de matéria organizada que se chama o Eu ir-se deteriorando e descompondo até reentrar e se perder no infinito Universo...Sobretudo não ter apetites. E, mais que tudo, não ter contrariedades.” [6]                                                
Ega concordava e citando o Ecclesiastes, afirmava a inutilidade do esforço porque:
“...tudo se resolve...em desilusão e poeira.
Se me dissessem que ali em baixo estava uma fortuna como a dos Rothschilds e a Coroa de Carlos V à espera, para serem minhas, se eu lá corresse, eu não apressava o passo...Não saía desse passinho lento, prudente, correto, que é o único que se deve ter na vida.” [7]          
No entanto, há na filosofia de vida que Eça anuncia algo mais, uma grande serenidade que a construção metonímica do discurso vela e a reflexão existencial bruscamente quebrada com o picaresco das lamentações de Carlos, por já não poder provar o genuíno paio português, confunde deliberadamente.
Julgamos que o escritor “fala filosoficamente” quando estabelece o seu conceito de existência e da condição humana, fá-lo, obviamente, à maneira de Eça, numa dimensão irónica e num contexto romanesco.
E é impossível, como diria o seu Jacinto, não sentir a solidariedade desta voz com a do filósofo da antiguidade quando nos anunciava o seu caminho para a sabedoria e a felicidade.
Em primeiro lugar porque todo o último capítulo dos Maias é um culto aos valores da amizade:
“De todos os bens que a sabedoria procura para atingir a felicidade de toda a vida, o mais valioso é a amizade.” [8]
Em seguida, porque o conceito de não ter apetites e evitar as contrariedades, se aproxima aqui e muito da conceção epicuriana que separa os desejos naturais e necessários de outros que não o são, sendo os primeiros os que suprimem a dor e suprem as nossas necessidades biológicas, mais os que permitem variar o prazer, estes não necessários mas igualmente naturais, e, limitados na medida de cada homem, enquanto os outros desejos não sendo naturais nem necessários se prendem com a riqueza e os atributos do poder e conduzem diretamente ao conflito para a sua posse com os outros seres humanos.
“O direito natural consiste no reconhecimento do que é útil para não provocar conflito de uns para com os outros e não chegar até esse ponto.”  [9] 
Aceitar o fluir da vida, sabendo que dores e prazeres constituem o seu ciclo natural e finito, até à transformação da natureza humana pela morte em matéria cósmica. Graças à “declinação” do átomo que, no universo de Epicuro, faz da vida a própria fonte da transformação e criação. Viver então e morrer, serenamente.
“O limite da intensidade do prazer é a eliminação de toda a dor. Em todo o lado em que há prazer, enquanto ele lá está, não há lugar para a dor, ou a tristeza, ou os dois ao mesmo tempo.”  [10]
“Assim o mais terrível dos males, a morte, não é nada em relação a nós, porque quando nós somos, a morte não está lá e, quando a morte está lá, nós já não somos.” [11]
É certo que a segunda parte da citação que anteriormente enunciámos refere claramente a sua fonte de inspiração no livro do Antigo Testamento, atribuído inicialmente a Salomão e cuja máxima fundamental proclama “Vaidade das vaidades. Tudo é vaidade!” Mas que neste contexto particular não pode ser entendida como uma beática renúncia à felicidade. Recorde-se que a afirmação pertence a Ega, o alegre e mordaz crítico dos costumes mas amante dos prazeres da vida, personagem recortado pela narrativa queirosiana como o próprio símbolo da atitude paradoxal dos mais lúcidos intelectuais de Lisboa: clareza e coragem de pensamento, inconsequência na ação.
É como se Eça passasse para o outro lado do espelho para lançar um olhar condoído mas apaziguado à sua própria geração, que não lograra conter a “decadência” do velho Portugal nem trazer para a sua dinâmica social a modernidade, a justiça e a regeneração moral.
Assim nos parece legítimo invocar um limiar filosófico, acerca da natureza humana, que a ambivalência do texto literário consente, onde se passeiam as sombras de Epicuro e Michelet, e, claro, o espírito de Antero, e se sobrepõem sem conflito a visão reformadora cristã tradicional e micheletiana.
                A condição humana aspira a triunfar da morte. Pela criação artística, Ars Longa, Vida Brevis. (Hippocrates)
                Este resistir à morte, de ressonância epicuriana, ecoa, um século depois, noutro escritor,  em Jorge de Sena a celebração do engenho humano, numa metafísica que procura elevar a condição humana para além da precariedade da obra e do destino individual, numa perspectiva heroica da existência da Humanidade, onde prevalece a obra/ a arte de viver e construir os avanços sociais e científicos.
                A morte de Deus sem Apocalipse nem desespero metafísico, tem como imperativo ético  a crença final na Vida, que transportamos na nossa humana condição, mas que não se resume ao Homem e nos ultrapassa, por ser como uma espécie de ária de fuga, quase impercetível, que emergiu do silêncio gelado do Universo em expansão; a vida como capacidade de sentir, desejar, amar, há-de preencher por si só o lugar dos Deuses e, brotando do nada universal, ocupar esse espaço e o da Eternidade.[12]
“…desde que anfíbios viemos a uma praia
             e quadrúmanos nos erguemos. Não.
Não foi para morrermos que falámos,
que descobrimos a ternura e o fogo,
e a pintura, a escrita, a doce música.
Não foi para morrer que nós sonhámos
ser imortais, ter alma, reviver,
ou que sonhámos deuses que por nós
fossem mais imortais que sonharíamos…”
Ser humano: Inteligência, consciência e senciência
A inteligência, que pressupõe um pensamento elaborado, não é atributo exclusivo do ser humano, ela acompanha outros animais situados no topo da pirâmide e da cadeia trófica alimentar, como são os mamíferos superiores, e, porventura, surgiu primeiro, no processo evolutivo da vida, em animais que não eram humanos nem originariam o ser humano.
Também a consciência, no sentido mais geral, não é atributo único do ser humano. Os animais mais próximos na pirâmide da vida, nossos primos ou companheiros, como a família dos Hominidae (hominídeos), ou os animais domesticados, têm consciência da dor e do prazer, guardam essas memórias afetivas e estabelecem com o ser humano uma relação social, de comunidade ou até de família.
Os animais possuem códigos de comunicação e resposta afetiva que interagem com o convívio humano. E esse capital afetivo entrelaçou-se nas memórias e atitudes da consciência coletiva das comunidades rurais, transmitidas de geração em geração e plasmada numa ética imanente, ética da terra e ética animal.
Mas apenas a consciência humana questiona a sua origem e pergunta a si mesmo para onde vai após a morte. E procura “triunfar” da morte pela criação artística.

2. Ars Longa, Vita Brevis.[13] O princípio do Altruísmo

A arte é Coisa e mais Outro, alegoria e símbolo. A interpretação das coisas pela matéria-forma vem da Idade Média (fundada na Fé) à Idade Moderna (o transcendental Kantiano). A obra de arte às coisas dá um rosto e aos homens a visão deles mesmos. A obra abre um mundo e mantém-no aberto. A essência da verdade é desocultação. E, nesse momento de dupla desocultação, é que a matéria se torna produtiva, se metamorfoseia em Arte, a cor ganha luz, o metal resplandece, a linguagem obtém o dizer. (Heidegger) A Arte como sublimação de todas as angústias e da sua angústia existencial: para onde vai, a nossa consciência? (Unamuno)
A Arte abandonou a mimesis aristotélica no século XX, tal como a teologia moderna perante o velho conceito da dualidade corpo e espírito, face e sob a influência da sua física relativista e quântica, e da mundialização da cultura e do consumo, que nos revela a natureza no seu estado para além do átomo, de movimento contínuo entre o infinitamente grande e pequeno, de indeterminação e relatividade de todos os elementos, em permanente transformação de energia e forma, de substância e estado, ordem aparente e caos absoluto e universal, acaso, transportando para a arte contemporânea o seu próprio caos, plurissignificação, indeterminação e relativismo.
Einstein:
“Deus não joga dados com o universo”.
Niels Bohr:
“Pare de dizer a Deus o que fazer!” [14]

Regressemos à Natureza Humana: coloquemos uma questão ontológica. Quem somos? Criados à imagem e semelhança do próprio Deus? Homem és pó e ao pó hás-de voltar! Somos o resultado improvável da combinação de um número infinito de circunstâncias, determinadas pela ciência e pelo acaso? Uma nuvem de átomos. Somos poeira das estrelas. Somos a própria consciência da matéria primordial do universo e, nessa dimensão, o elemento mais elaborado da sua evolução desde o Big Bang?
Essa consciência, da morte inevitável, que se interroga até ao fim acerca do destino inexorável, é a face terrível da nossa própria liberdade.
O destino humano, pavor configurado no limite da existência de cada ser, mas também epopeia nesse singular contributo para que a Vida prossiga e alcance novos Mundos.
“…Para emergir nascemos. O pavor nos traça,
esse destino claramente visto :
podem os mundos acabar, que a Vida
voando nos espaços, outros mundos
há-de encontrar em que se continue…””[15]
Pensar e sentir a própria morte, dos seres que amámos, que nos fizeram nascer e aqueles a quem demos vida, reflexão primordial acerca da natureza humana, do carácter peculiar da espécie humana, gerada pela mesma matriz cósmica que fez nascer as estrelas e delas emergir a Terra, mas a única que sonhou ultrapassar, a nível da consciência individual, a lei de bronze da sobrevivência de todas os outras espécies: A morte como condição para a sobrevivência dos novos indivíduos sobre a Terra, derradeiro ato de amor para com os descendentes; os indivíduos têm de morrer para que a sua descendência específica prossiga e evolua, princípio do Altruísmo.

3.      Teleologia e deontologia. A razão ambiental

Na teleologia aristotélica, a simbiose entre os planos ontológico, antropológico e ético resulta da própria natureza humana, que possui em si mesmo a razão virtuosa para agir prudentemente pelo bem e atingir a felicidade (eudaimonia). A virtude suprema é a sabedoria (sóphos) que conduz à contemplação. A prudência eleva o homem à condição de governante da cidade e confere-lhe superioridade moral, porque reúne em si a dimensão ética e política; mas a contemplação já é da esfera do divino. O Homem aristotélico não é apenas uma abstração filosófica, mas também um cidadão; o seu pensamento constrói uma ponte entre estas duas dimensões, a filosofia da existência e a filosofia política.
Quando a filosofia de Descartes anuncia a sua visão da modernidade do pensamento Humano, o emergir de um sujeito autónomo que pensa e age usando a razão, a cisão entre o ser humano e a natureza não se torna inevitável, antes resulta da escolha dilemática do (s) filósofo (s).
Se o caminho fica aberto para estudar a natureza como objeto da ciência, para descobrir as leis mecânicas inscritas por Deus no cosmos, o elevar do homem acima da natureza, para que reine sobre os seres e as coisas por atribuição do Criador, é do domínio da religião e da política mercantil, e da subordinação da filosofia aos seus dogmas e interesses. Surge nos alvores do mercantilismo, como uma necessidade social.
O vazio moral, que a filosofia cartesiana não preenche, não é consequência inevitável do abandono da conceção divina da unidade ontológica, antropológica e ética da natureza humana; mesmo na filosofia clássica ocidental, ao lado do pensamento aristotélico, outras conceções da moral emergiram despojadas de fundamento religioso, mas sem nunca se tornarem dominantes.  
Tal foi o caso de Epicuro, de cuja obra conhecemos apenas alguns fragmentos, que é singularmente moderna no seu apelo ao altruísmo na relação com o outro e face à propriedade dos bens materiais, no assumir da igualdade de género nos jardins da filosofia e do reconhecimento do sentido da vida através da libertação da heurística do medo… da morte.”[16]
Desde a publicação das páginas da Ética de Espinosa, que na filosofia se justapõem duas conceções do mundo: o Universo da Imaginação, dominado pela conceção antropomórfica de Deus, na continuidade da representação aristotélica-escolástica do mundo e o universo da razão, que, naquele filósofo, é a manifestação de um outro conceito de Deus, substância única ou Natureza naturante e também a razão inteligível, da natureza naturada.
Com Bento de Espinosa, Deus é Substância ou Natureza não é o Ser omnisciente, omnipotente, criador e transcendente ao mundo, todo misericordioso, Senhor dos Céus e dos Infernos e Supremo Justiceiro do Juízo Final.
A sua conceção do mundo, não se fundamenta nas crenças ou nos dogmas das igrejas e do seu ideário de Revelação. O sentido da vida é imanente à própria natureza humana e o destino do homem consiste em adequar o seu pensamento e ação à ordem universal que é imanente ao mundo. A existência ontológica dos seres e a fenomenalidade do universo são os modos de manifestação de um ser único ontologicamente infinito, mas com uma infinidade de atributos, dos quais nós, seres humanos, apreendemos essencialmente dois: o Pensamento, ou razão da inteligibilidade das coisas e a Extensão ou realidade material, isto é, a natureza naturada. [17]
Esta ontologia e esta epistemologia, este panteísmo de razão que não de representação da Natureza, que configuram a sua conceção do universo, tornam-se inseparáveis da eticidade da Vida e custaram a Espinosa a excomunhão e o epíteto  inquisitorial de “vómito do inferno”. “O inferno são os outros”, escreveu no século XX Sartre. O “Inferno somos nós próprios”, respondeu Lévi-Srauss”. :”…o elo entre o animal e o homem verdadeiramente humano somos nós, ”deixou escrito Konrad Lorenz. E uma comum interrogação filosófica: Como proceder para viver serenamente até ao fim, e, provavelmente, ser feliz? Espinosa respondeu desde há mais de três séculos: “deve ser tido por inútil o que não concorra para a suprema perfeição humana!”[18]
A vida de cada ser humano, única mas indissociável do devir universal, constitui um fim em si própria, uma alternativa entre o silêncio gelado do universo e a eternidade dos entes que povoam o Mundo. A redenção da vida, em Bento de Espinosa, que não a salvação pela recompensa divina ou a imortalidade, está na união perfeita da alma com Deus, Deus Substância universal, Deus Natureza. Deste filosofema resulta a negação do antropomorfismo e de qualquer finalismo criador como contrário à própria essência de Deus e à explicação racional do universo.
A intuição fundamental de Espinosa, segundo a qual Deus é Natureza desenvolvendo-se a si própria conforme leis que lhe são intrinsecamente necessárias, corresponde às últimas grandes descobertas da astrofísica e da sua cosmologia: o universo, que não é eterno e terá a idade de 13,5 mil milhões de anos, também não é estático e está em evolução desde o caos primordial, informe e sem organização. A história do universo é a história do crescimento da complexidade à escala cósmica, duma estruturação progressiva do cosmos, com as suas forças físicas regidas por leis rigorosas e universais. Essas leis, que organizam o universo, possuem o notável atributo de estarem rigorosamente ajustadas à promoção da complexidade. As mais ínfimas variações dos seus valores específicos seriam suficientes para as tornar estéreis. Nenhuma forma de vida, nenhuma estrutura complexa, se teria constituído. Nem uma simples molécula de açúcar ou um átomo de carbono. Essas leis já possuíam, desde o seu início, a capacidade de fazer nascer a complexidade, a vida e a consciência. O universo regido pela regra do acaso jamais geraria o observador, o ser e a consciência humana. (Hubert Reeves).[19]
Este conceito de nascimento do universo segundo a teoria do Big Bang é hoje consensual entre os astrofísicos Mas este tempo zero e convencional do nascimento do universo, onde hipoteticamente a densidade e a temperatura eram incomensuráveis, que a radiação fóssil fotografada pelo satélite Cobe registou nos confins do universo, já nos “primeiros segundos” do seu arrefecimento e expansão, tem que ser relativizado na sua temporalidade de treze mil e quinhentos milhões de anos. Porque de acordo com a física quântica para além de um certo valor os conceitos de temperatura e densidade da matéria perdem o seu sentido convencional. Pelo que, regressamos à “terra incógnita” e à relatividade do conhecimento, que não necessariamente a uma explicação teológica sobre a origem do universo e da vida.
Sobre o nascimento da vida, temos maiores certezas científicas, que ela surgiu na terra há três mil e quinhentos milhões de anos. E se o objeto da ciência é de explicar como funciona o mundo, e neste sentido as leis científicas são amorais, já a resposta ao imperativo categórico de “como viver no mundo”, pertence ao domínio da filosofia e da ética e é neste sentido que a ética ambiental interroga o valor da ciência e do desenvolvimento social da humanidade, não apenas na dimensão antropocêntrica, mas para além dela e de acordo com a ciência moderna, a Vida antes do Homem e a Terra antes da Vida.
Por isso, ao contrário da história anterior da filosofia, cuja problemática tem por centro o homem, a filosofia ambiental dirige o pensamento para a razão de ser do mundo e da sua fenomenologia, para a descoberta da unicidade da Substância em todas as suas manifestações ou “modos”, no vocabulário de Espinosa, sem que se transforme numa filosofia anti-humanista, pois a Natureza do homem, como de todos os entes e seres do universo, é a mesma “poeira das estrelas”.

O pensamento de Epicuro e a ciência moderna
O “não evidente”. E o “tudo”.
“Primeiro, nada provém do não ser, de fato, tudo emerge a partir do tudo, sem necessidade de uma semente. E se aquilo que desaparece fosse destruído e se tornasse no não ser, todas as coisas haveriam de perecer, pois aquilo em que se iriam dissolver não existiria.”[20]
A identidade e unidade do ser e do tudo, corpos que são e se movem no vazio, corpos compostos e átomos em perpétuo movimento na sua génese de unidade com o vazio, no pensamento de Epicuro e, no devir cosmológico, seres humanos feitos da mesma matéria estelar, nuvem de átomos, criadora da complexidade.
Mas como compreender sem a perceção da distância do botânico à flor, do físico ao microscópio, quando somos parte viva desse Universo em expansão? Como entender o Universo sem o método da comparação, num universo que era único e agora admitimos duplo (ou múltiplo) na sua coexistência com a antimatéria?[21]
O “tudo” e o “mundo”
“Mas também, os mundos são em número ilimitado, tanto os que são semelhantes a este, como outros diferentes. Com efeito, como os átomos são ilimitados…os átomos que podem criar um mundo…não se esgotam num só mundo ou num número limitado de mundos…”[22]
Libertos (ou dominados?) do medo da morte ficámos nas mãos de Deus, na sua mão direita, um Deus criado por nós e não criador, que emergiu da Humanidade como um recém-nascido. Nós somos, assim, a infância de Deus, Deus Substância, Deus Natureza e Cosmos e dele nos afastámos com a invenção da Modernidade. A Idade do Homem no Universo foi a primeira Idade de Deus, moribundo em Hiroxima e Nagasáqui e renascido na Filosofia Ambiental. Nós somos a última esperança de Deus, da sua grandeza cosmológica, gerador e criador da complexidade.
Nós somos também o anticristo, ao pormos em causa a Vida, toda a vida humana e não humana, nascida antes do homem e ao colocarmos o homem antes de todas as magníficas criaturas. Vida, berço de moléculas da vida, das pequenas criaturas que melhor que o homem se adaptaram à vida extreme, penumbra da nossa Humana morte, miríade de insetos, entes decompositores e cianobactérias alimentando-se de cianeto e mercúrio…
Mas onde está o sentido da vida? Nesse devir da matéria para a consciência de si e do outro, criadora da nossa alteralidade na relação com todos os seres e entes. Porque nasceu então a angústia da morte? Como a sentiriam os primeiros seres humanos? Porque emergiu na nossa consciência o desejo de imortalidade, de viver para sempre? E não nasceria logo ali a mesma angústia da eternidade? Talvez comece aqui o sentimento do sem sentido da vida. E a sua superação.
A vida, vivida em plenitude, dos caçadores felizes com a abundância da fauna primitiva, dos recolectores, saciados com bagas e frutos, a vida com sexo, ser amado. (Quando começámos a amar? E a sonhar?) A vida humana primitiva, difícil e heroica, dolorosa e curta, poderá ter feito nascer nos seres humanos o mesmo apelo oposto, à continuidade da vida e ao alívio da morte sem o sono povoado pelo pesadelo da dor.
A vida vivida, entre a angústia da imortalidade e da eternidade. Angústia resolvida na morte (?). Na morte física, que não é a morte das nossas moléculas e átomos.
O “não ser”
“Por outro lado, não podemos admitir que nos corpos finitos se encontrem um número ilimitado de corpúsculos de qualquer tamanho. Por conseguinte, não só devemos excluir a divisão até ao infinito em partes cada vez mais ínfimas, para não exaurir todas as coisas e, quando tratamos dos corpos densos, vermo-nos constrangidos a comprimir os seres até os consumir no não-ser, mas também, não se pode crer que o percurso, nos corpos finitos, nos conduza ao infinito, nem para o infinitamente pequeno.”[23]
De acordo com o pensamento premonitório de Epicuro e com a abertura à ciência experimental do mundo dos quanta, descobriríamos a composição do átomo em eletrões e núcleo atómico, e este em protões e neutrões, compostos por partículas ainda mais finas e diversas, os quarks, unificando o simples e o complexo, interagindo com outras partículas elementares da matéria, primeiro o bosão W e o bosão Z, e, já em pleno século XXI,  o “bosão de Higgs”, a denominada “partícula de Deus”.

A origem da vida: darwinistas e geneticistas
Segundo Antero e ao contrário da opinião generalizada, a teoria geral da evolução não surge como uma descoberta das ciências naturais do seu século, mas, pelo contrário como resultado da especulação filosófica:
"Esta ideia não saiu das ciências naturais, mas penetrou nelas pela influência (obscura, é certo, e indireta, mas muito real) das noções de metafísica lentamente elaboradas, a partir da Renascença, dentro da ideia fundamental de natureza. A maneira dinâmica, autonómica, realista, de conceber a natureza é o que mais radicalmente distingue o pensamento moderno do antigo…”[24]
Perante a crescente angústia ética e os conflitos morais desencadeados por este “Admirável Mundo Novo,“ cientistas eminentes, da escola anglo-saxónica, como Carl Sagan e James Lovelock, preocupados com os direitos da Gaia, traçam-nos um quadro problemático, mas de fundo otimista, acerca da evolução da vida. Partindo do imaginário Darwinista, do pequeno mar tépido que teria servido de caldo de cultura para as primeiras moléculas orgânicas, especulam sobre a existência no universo de vida e sobre a possibilidade de a recriar graças ao progresso científico-tecnológico, em novos planetas, destino provável da nossa espécie depois de esgotada a Terra-Mater. Enquanto, em paralelo, professam uma fé absoluta no renascimento da vida, para além  do holocausto da nossa própria espécie.
Em crítica a esta perspetiva de nascimento da vida, os geneticistas da escola francesa, invocando Pasteur, afirmam que o caldo pré-biótico sonhado por Darwin seria indefinidamente estéril e orientam o nascimento da vida para a superfície das rochas, numa química das superfícies favorável à seleção de um pequeno número de espécies moleculares, à sua interconversão (metabolismo) e à sua reprodução, donde se terão gerado os quatro processos fundamentais à vida: metabolismo e compartimentação, nas pequenas moléculas, a memória.
Os defensores da Teoria Sintética da Evolução, partidários de um gradualismo filético que entende a evolução das espécies como resultado da convergência de mutações biológicas e mudanças ambientais, também chamados de neodarwinistas. Ou os seus contraditores, mais inclinados para as doutrinas do Equilíbrio intermitente, que enfatizam o facto de a paleontologia, em regra, não evidenciar modificações graduais e para os quais as espécies podem surgir num estado avançado, permanecer longamente com existência estável e depois perecer para dar origem a outras, contribuíram igualmente para compreendermos hoje a complexidade dos problemas da evolução e da extinção das espécies. Propostas por N. Elredge e S. Gould. [25]

A razão ambiental
A “razão ambiental” moderna formula um novo imperativo categórico para a ação do homem, mais além da máxima kantiana de conformação dos atos individuais com o princípio de uma lei universal, um novo quadro ético, o qual resulta da necessidade de configurar a conduta humana nos limites que salvaguardem a continuidade da vida e a sua diversidade (Hans Jonas).
A razão ambiental constrói a sua própria ética, como ética de princípios e ética aplicada, com base na crítica ao antropocentrismo e ao etnocentrismo.
Com base nestes dois axiomas ela incorpora novos conceitos morais, da Ética da Terra e da Ética Animal, que alargam o conceito de comunidade a todos os entes da natureza e ampliam o conceito de pessoa, ao menos aos animais que possuem capacidade de sentir e sofrer, em particular dos que nos estão mais próximos na cadeia evolutiva.
A razão ambiental incorpora também uma Bioética Global, que reposiciona o Homem dentro da Natureza, mas sem estatuto de privilégio e atribui à sua espécie um estatuto superior de valia moral, pela sua paradoxal capacidade de criar e destruir a biodiversidade, mas também um estatuto de igualdade moral entre os seus múltiplos indivíduos, filhos primogénitos da mesma mãe mitocondrial e do mesmo pai cromossomático. E coloca o homem antes da Vida e a Vida antes da Terra, sem sombra de anti-humanismo.
A razão ambiental integra ainda uma nova Ética Política, e uma nova visão crítica da alienação dos cidadãos, que aqui não discutiremos, por razões metodológicas, uma nova Ética Política que elaborou o princípio da Casa Comum, o homem tem duas casas, a sua e o planeta, base dos princípios da sustentabilidade, da solidariedade e da equidade e se enriquece com dois novos imperativos categóricos, o imperativo da dignidade e o imperativo da paz perpétua, que vai muito para além da consigna kantiana.
Desenvolvamos então o conceito de razão ambiental.

Do paradigma conservacionista da natureza à Ética da Terra e Ética Animal
A obra de referência da Ética da Terra pertence a Aldo Leopold (depois de Walth Whitman, e do transcendentalismo de David Thoreau e Waldo Emerson, a John Muir e G. Pinchot, pioneiros da gestão racional da floresta e do ambiente ou George Perkins Marsh), que a retira dos estudos de Darwin e dos avanços científicos da Ecologia:
”The land ethic simply enlarges the boundaries of co the community to include soils, water, plants, and animals, or, collectively: the land .[26]
O sentimento da necessidade de ajuda e defesa comum, desenvolvido ao longo do processo de selecção natural, gerou o conceito de comunidade, fundamento da ética.
Mas é uma nova conceção da natureza que emerge, agora entendida como uma sociedade de plantas, animais, minerais, fluidos e gases, estreitamente ligados e interdependentes.
Todas as éticas assentam sobre uma premissa: que o indivíduo é membro de uma comunidade interdependente… O biocentrismo (d’Earth first !,  Greenpeace, Wilderness Society (...) atribui um valor intrínseco a toda a entidade viva e o ecocentrismo (Aldo Leopoll) focaliza-se nos deveres que temos face à comunidade biótica de que fazemos parte. Não se trata, em qualquer dos casos, de aplicar a novos objectos, como a natureza, as teorias morais pré-existentes. A natureza passa a estar incluída no nosso campo de reflexão moral, os nossos deveres, antes limitados aos seres humanos, passam a ser extensivos aos outros entes naturais.
E citemos diretamente Aldo Leopold:
“The image commonly employed in conservation education is «the balance of nature»..this figure of speech fails to describe accurately describe accurately what little we know about the land mechanism. A much true image is the one employed in ecology: the biotic pyramid.  “[27].
           Mas o reconhecimento do valor económico do uso da biodiversidade pode ser ainda uma forma de recusar os valores autónomos da Ética da Terra.no ethical obligation toward land. “[28]
Conduz geralmente a confinar a conservação da natureza aos parques e reservas, às espécies potencialmente úteis ao ser humano e à acção do estado, deixando inteira liberdade à iniciativa privada.
Parte da premissa, cientificamente falsa, de que os elementos com valor económico do biótopo podem existir na natureza sem a presença  dos outros elementos.
Caberia ao australiano Peter Singer e ao americano T. Regan enfatizar os sentimentos e os direitos dos animais face à brutalidade dos processos produtivos modernos: clonagem genética, jaulas prisão, rações baseadas na carne triturada de animais mortos e saturadas de hormonas, violação sistemática dos ritmos naturais e das necessidades da vida animal,  tudo isto em função do lucro máximo.
Em nome do princípio da igualdade, os dois autores referidos recusam o conceito da superioridade da espécie humana, que comparam ao racismo, por violar aquele princípio, censurando à maioria dos humanos o não reconhecimento da capacidade de sentir e sofrer dos animais. Nas suas obras afirmam que os animais são sujeitos de interesse em não sofrer e também, acrescenta Regan, são sujeitos de direito, por que são sujeitos de uma experiência de vida que possui valor intrínseco
Partindo da tese de que…
 “…alguns animais não humanos parecem ser racionais e conscientes de si, concebendo-se como seres distintos que possuem um passado e um futuro…”, propõe-nos uma ética gradualista contra o assassinato de animais, que no seu patamar superior estende aos chimpanzés, gorilas e orangotangos a mesma proteção devida aos seres humanos. Propõe-se alargar o conceito o uso de “pessoa”, no sentido de um ser racional e auto consciente, para incorporar os elementos do sentido popular de “ser humano” que não são abrangidos por “membro da espécie Homo Sapiens”.[29]

A diversidade da Vida, como valor ético superior e um novo lugar do humanismo na ética ambiental
A defesa da Vida: princípio filosófico de valor, superior ao da comunidade humana, elo singular da Cadeia da Vida. As descobertas científicas permitem-nos ter a certeza apenas de que o equilíbrio dos ecossistemas favoráveis à vida depende de uma infinidade de relações geológicas, biológicas e físicas e reconhecem que quanto mais alta é a posição ocupada pelos organismos na cadeia alimentar, maior é a sua vulnerabilidade, podendo a destruição de algumas espécies afetar drasticamente todo o sistema.
                Houve sempre extinções ao longo das várias épocas da história da vida e o património biogenético recuperou a sua riqueza e diversidade_ foi assim nos finais do Pérmico (com o desaparecimento das Trilobites), do Cretácico Terminal (o fim dos dinossáurios não-avianos), do Plistocénico superior (quando sucumbem os mamíferos oriundos da América do Sul) e do Quaternário (extermínio e morte de espécies contemporâneas do homem, como o tigre dente-de-sabre e o mamute). O que hoje é dramático, conhecida a lei de bronze da Paleontologia, que postula a Irreversibilidade da Evolução, é o ritmo a que se processa a perda da biodiversidade, a destruição dos recursos naturais energéticos e a multiplicação dos efeitos poluidores que atingem não só o conjunto do planeta _a litosfera, a hidrosfera, a criosfera, a atmosfera e a biosfera, mas também e, com consequências imprevisíveis, o material genético fundamental, o ADN que conserva e reproduz os códigos da vida. E, assim,  como não podemos afirmar que o seu humano é o zénite final de evolução da vida,  ninguém pode imaginar hoje qual é o elo da cadeia onde o salto evolutivo se poderá produzir de novo, como ninguém sonhou antes que o tetravô da nossa condição de quadrúmanos fosse um insignificante roedor, que sobreviveu à extinção generalizada das espécies dominantes no final da Era Mesozóica. 251 milhões e 65 milhões e 500 mil. Neste axioma científico se fundamenta o imperativo ético da preservação da Vida, antes do Homem e da Terra antes da Vida.
                Conhecida a lei de bronze da Paleontologia, que postula a “irreversibilidade da evolução”, a extinção do homo sapiens sapiens e das espécies associadas à nossa evolução, um mundo imaginário de vegetais, micróbios e insetos, improvavelmente daria de novo origem à espécie humana ou mesmo aos mamíferos. Assim, o humanismo regressa ao centro das preocupações da ética ambiental, mas com a espécie humana sem nenhum estatuto, natural ou divino,  de domínio ou privilégio sobre a restante natureza e os seus entes.

O imperativo ético da dignidade e o imperativo ético da paz, de Jorge de Sena

Antero de Quental anunciava o advento de uma nova arte, mais universal, tendo a musica como paradigma; natural é pois que a poética literária alimentasse também a nova Filosofia.   
“Acreditai que nenhum mundo, que nada nem ninguém
vale mais que uma vida ou a alegria de tê-la.
É isto o que mais importa - essa alegria.
Acreditai que a dignidade em que hão-de falar-vos tanto
não é senão essa alegria que vem
de estar-se vivo e sabendo que nenhuma vez alguém
está menos vivo ou sofre ou morre
para que um só de vós resista um pouco mais
à morte que é de todos e virá. “[30]
E ao “imperativo ético da dignidade”, que questiona a exploração do homem pelo homem,  Jorge de Sena, poeta e filósofo, junta um novo imperativo categórico da “paz perpétua”:
“Na insólita fortuna da desgraça,
[...]
 nesta insólita fortuna, à luz que vem
oh só em poeiras inofensivas, rezo
a mim mesmo para não perder a memória,
por vós, para que saibais sempre lembrar-vos
de que tudo se perde onde se perde a paz,
e primeiro que tudo se perde a liberdade.” [31]
Depois de escritos estes pensamentos, que questionam a legitimidade moral da exploração do homem pelo homem e da guerra, cem obras de filosofia política, tornaram-se como que desnecessárias e prolixas.
O estado de guerra, que nas suas causas tem sempre a apropriação da riqueza dos povos e das nações, fruto do trabalho social, à luz dos ensinamentos da história das democracias liberais e das democracias socialistas, é incompatível com a conservação e aprofundamento da democracia e contribui para criar as condições para a sua limitação e degeneração. Se recusarmos o imperativo ético da destruição de todo o arsenal atómico, de guerra química e biológica e de construção da sustentabilidade do nosso modo de produção económica e financeira, então, acharemos a paz maldita e eterna no holocausto dos filhos dos nossos filhos. O respeito pela dignidade do homem cidadão e pela paz perpétua, assim reunidos pelo mesmo juízo moral, constituem um primordial e unificado corolário político das Éticas Ambientais.

Paradoxo e superação ética do conceito de família, cultura  e nação
A “Eva mitocondrial” terá surgido na África Oriental há 200.000 anos e o “Adão cromossómico” na África subsariana há 140.000 anos. Tal significa que todos os seres humanos são descendentes, pela via mitocondrial, da mesma mãe ancestral, sendo que das outras mulheres desse tempo remoto, em algum lugar da genealogia se interrompeu a descendência feminina, substituída por uma nova geração masculina: neste caso, se não se manteve o ADN mitocondrial, conservou-se o ADN cromossomático. A mensagem moral, comum a muitas religiões e filosofias, que todos os seres humanos são irmãos na mesma família humana, fica fundamentada na ciência moderna.
Assim como as mitocôndrias são herdadas pela via maternal, os cromossomos são herdadas por meio do pai. Portanto, é válido para aplicar os mesmos princípios com estes. O ancestral comum mais próximo, apelidado de Adam cromossômico, viveu num período estimado entre 60.000 e 142.000 anos. Então, todos os seres humanos contemporâneos, tiveram a sua origem em África, num período entre 100.000 e 200.000 anos atrás. Durante a última glaciação, os descendentes dos primitivos Homo Sapiens terão atravessado o estreito de Bering, penetrando na Europa e na Ásia e, seguindo caminho, por vales, rios e oceanos, atingiram todos os continentes.
Enfim, em sentido ético, as fronteiras que configuraram as nações primitivas e modernas, e permitiram lançar novos ramos da cultura humana, organizar o progresso económico e os exércitos nacionais, devem ser progressivamente abatidas por um imperativo moral, pois, tal como o racismo não tem fundamento científico e a cor da pele resulta da adaptação do ser humano aos diferentes ambientes da Terra, sabemos hoje que qualquer guerra, por mais legítima ou defensiva, será sempre travada entre membros da mesma família, descendentes de antiquíssimos progenitores. E com a queda daquelas fronteiras inhumanas, deverá progressivamente ser superado o estatuto de poder e exploração do homem pelo homem, do homem sobre a mulher, da nova sobre a geração envelhecida, que o estado e os seus corpos repressivos, leis e costumes, historicamente garantiram, porque no plano moral será o mesmo que subjugar pelo capital ou por outro poder os mais fracos do nosso círculo familiar planetário.
Se, como Antero, considerarmos que “A ideia da Morte é a base da vida moral”, a consciência da finitude do eu pessoal faz nascer o imperativo metafísico de viver “para algo eterno”[32]; então, um novo destino se coloca à Humanidade, por imperativo da ética e da ciência, perpetuar a Vida no espaço sideral, pois a vida complexa na Terra está condenada a perecer com a morte do nosso sol, destino traçado pela ciência para uma existência estelar de 10.000 milhões de anos, que já consumiu em hidrogénio metade da sua vida.
Não somos pois uma aberração da natureza ou condenados a uma existência sem sentido, como pensaram os filósofos existencialistas, somos antes o despertar da consciência do Universo e nessa medida, entranhados no Universo, dele somos um dos seus entes mais complexos, da sua física relativista e quântica, que se interroga: “para onde vai a nossa consciência” (Unamuno)? E deixa nos versos, o derradeiro apelo:
“…deve haver um caminho
para regressar da morte.”[33]

4.      Bibliografia

Épicure (1994). Sentences Vaticanes,  In  Lettres et Maximes,  Tradução, Introdução e Notas de Jean-François Balaudé. Paris. Librairie Générale Française.
Espinosa, B. (1960). Ética (Ethica Ordine Geometrico Demonstrata I. DE DEO. Part I. Acerca de Deus. Trad. Introd. e Notas de Joaquim Carvalho. Coimbra. Atlântida Editora.
Isaacson, Walter (2008). Einstein, a sua vida e universo. Portugal, Alfragide: Casa das Letras.
Leopold, A. (1947). A Sand County Almanac. New York. Oxford University Press.
Queirós, A. (2014). «A Ética Ambiental  e a Moral no século XXI», in A. Barbosa e  J.M. Silva (ed.), Confluências Bioéticas. Lisboa. edição conjunta de CFCUL_Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e BioFIG_  Centro de Biodiversidade, Genómica Integrativa e Funcional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Queirós, E. (1988) Prosas Bárbaras, Os Mortos, Obras completas de Eça de Queiroz, vol. X. Mem Martins Resomnia Editores.
Queirós, E. (1999), Os Maias: episódios da vida romântica, anot. de Helena Cidade Moura. Lisboa. Ed. Livros do Brasil.
Quental, A. (1991). A Filosofia da Natureza dos Naturalistas. In Obras Completas de Antero de Quental,  Filosofia,  organização, introdução e notas de Joel Serrão. Universidade dos Açores. Lisboa. Edit. Comunicação.
Sena, J. (1988). A Morte, o Espaço e a Eternidade. In Metamorfoses. Lisboa. Poesia II. Edições 70.
Sena, J. (1988). Carta a meus filhos, sobre os fuzilamentos de Goya. Lisboa. Poesia II. Edições 70.
Sena, J. (1988). A Paz. Lisboa. Poesia II. Edições 70.
Singer, P. (1999). Ética Prática. Tirar a Vida de Animais. São Paulo. Editora Martins Fontes.
Reeves, H. (2002). Dernières nouvelles du cosmos. Paris. Éditions du Seuil.



[1] A questão chave que orientou a indagação filosófica de Miguel Unamuno.
[2] Queirós, E. 1988: 68. Prosas Bárbaras.
[3]  Queirós, E. 1988. 68. Ob. Cit.
[4]  Queirós, E. 1988: 70. Ob. Cit.
[5]  Queirós, E. 1988: 79. Ob. Cit.
[6]  Queirós, E. 1999: 582. Os Maias
[7]  Queirós, E. 1999: 595. Os Maias
[8]  Épicure 1994: 210. Cf. M.C. XXVII.
[9]  Épicure 1994: 199. Cf. M.C. XXXI
[10] Épicure 1994 : 231.CF M.C.III.
[11] Épicure 1994: 193. Lettre a Ménécée, cf. 125.
[12] Sena 1988: 133-138. 171-175. A Morte, o Espaço e a Eternidade.

[13] Hippocrates
[14] Isaacson, 2008:27
[15] Sena 1988:175. Ob. Cit..
[16] Queirós, A. 2014: 223-224. 
[17] Espinosa 1960: Ética (Ethica Ordine Geometrico Demonstrata I. DE DEO., Part I. Acerca de Deus
[18] Espinosa 1960: XXIX.
[19] Ver, sobre o tema da Cosmologia Científica, de Reeves, H. 2002: Dernières nouvelles du cosmos, p.27.
[20] Épicure 1994: 153. Lettre à Hérodote, cf. 39.

[21] A cada tipo de partícula que constitui a matéria de que somos feitos e que predomina no Universo, corresponde uma partícula de antimatéria, ao eletrão o positrão, nascendo juntos e aniquilando-se no caos primordial; porém, com exceção dos aceleradores de partículas e dos feixes de raios cósmicos provenientes da nossa galáxia, as partículas de antimatéria não existem na Terra, e estão presentes no nosso Universo como relíquias fósseis do Big Bang e posterior arrefecimento do Cosmos; mas para além do horizonte cosmológico conhecido nenhuma lei científica nos impede de admitir a existência de um Universo de antimatéria.

[22] Épicure 1994: 156. Lettre à Hérodote, cf. 45.
[23] Épicure 1994: 156. Lettre à Hérodote, cf. 56.
[24] Quental 1991: 210. A Filosofia da Natureza dos Naturalistas. 
[25] Consultar, Eldredge, N. y Gould, S,J. 1972: Punctuated equilibria: an alternative to phyletic gradualism. En: Schopf, Th.J.M. (Ed.) Models in paleobiology. Freeman Cooper and Co.: 82-115
[26] Leopold 1947: 239.
[27]  Leopold 1947: 251.
[28]  Leopold 1947: 251
[29]  Singer 1993: 98-99.
[30] Sena 1998: 124. Carta a meus filhos, sobre os fuzilamentos de Goya. 
[31] Sena 1998: 40. A Paz.
[32] Quental 1991: 79.
[33] Andrade 2005: 92.


*Circular:
Prémio CIJVS

Prémio Fundação Millennium bcp


Santarém, 16 de Maio de 2018
  
Tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência, que o Júri do Prémio CIJVS, em reunião realizada no dia 14 de Maio de 2018, decidiu, por unanimidade distinguir os seguintes trabalhos:
“O sentido da vida e da morte, na Filosofia”, da autoria do Senhor Professor Doutor António Manuel de Almeida dos Santos Queirós.
Congratula-se o Centro de Investigação com o feliz resultado dos trabalhos de investigação a patentear um carácter paradigmático, evidente contributo como modelo de excelência.
A equipa Directiva e o Júri do Prémio CIJVS, instituído com o apoio da Fundação Millennium bcp, agradecem de forma penhorada o interesse expresso com douta participação. Mais salientamos a dificuldade sentida na selecção dos trabalhos premiados, em virtude do inequívoco valor e interesse para o conhecimento científico, patentes em todos eles.
Sublinho as palavras da equipa Directiva e do Júri do Prémio CIJVS, que endereçam as mais sinceras felicitações pelo êxito alcançado, aos concorrentes galardoados.
A entrega dos prémios será feita pelo Senhor Presidente da Fundação Millennium bcp, Doutor Joaquim Fernando Nogueira, na CXII Assembleia de Investigadores, comemorativa do VI Aniversário do Centro de Investigação, a realizar no Convento de São Francisco, de Santarém, no dia 26 de Maio de 2018, pelas 16 horas.
Um Abraço Afectuoso do Amigo dedicado e grato,

O Director
  
Professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário